sábado, 10 de maio de 2008

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Veio-me agora à memória aquele slogan muito em voga nas manifestações ML efectuadas dia-sim, dia-sim na Lisboa menina e moça dos anos 70, onde a par de títulos bombásticos nos jornais "A Voz do Povo", "Poder Popular", "Combate", "Luta Proletária" e outros, com cores amarelas e/ou vermelhas muito de acordo com os tempos, porque era uma frase que de tanto ser gritada soava a falso, até porque o povo não utilizava o ousar por "dá cá aquela palha", ousar não se usava todos os dias, acho até que é uma das tais palavras que só se lê de vez em quando e é preciso ler Eça ou Pessoa, talvez...
E foi isso mesmo que me lembrou o "ousar", acho até que qualquer aluno do secundário, confrontado com o seu significado não o associa automaticamente a ousadia, mas isso sou eu a denegrir a malta nova, também tenho um certo ressentimento por já estar a perder a validade, acho eu, porque trocava de bom grado alguma ignorância por duas dúzias de anos a menos.
Às vezes penso que o problema é "estruturante", até porque tenho ouvido muitos técnicos a falar em famílias "desestruturadas" e talvez seja isso que agora baralha os pilares que me suportam... hoje a mãe diz uma coisa ao filho e o pai, em voz alta e na frente do miúdo dá ordem contrária, o juíz dá uma sentença, o juiz de recurso dá outra e o Supremo diz que nem uma coisa nem outra... as empregadas são despedidas por gamar comida do refeitório e o patrão é condenado em tribunal a indemnizá-las... isto sim é ousadia total, delas e do juiz!
Pois ousadia é tudo o que vai sobrando por este país, ao contrário do que dizem alguns jornalistas para nos denegrir e tentar provar que os portugueses são acomodados até dizer chega. Ora isso é uma tremenda mentira, ou melhor, uma inverdade como costumam dizer os elementos do "Prós e Contras" quando querem desmentir alguém.
- Somos ousados, queres tu dizer?
- Claro que somos! então entra uma dúzia dentro de uma esquadra para bater num desgraçado e ainda dizem que não somos ousados?
- Bem, mas não somos todos...
- Também se fôssemos todos não cabíamos dentro da esquadra... mas leste aquela do criminoso que agrediu com uma cabeçada, dentro do tribunal, um agente policial? É preciso ousadia...
- Li sim, mas não foi preso e vai aguardar a pena para a semana que vem, mas aqui a ousadia foi do juiz, não estás de acordo?
- Juízes com ousadia vejo por aí bastantes, mas é a ousadia de produzir sentenças, para não dizer outra coisa, que vão contra os elementares direitos das vítimas, sempre que estas não têm dinheiro, nem posição social.
- Lá estás tu sempre a dizer mal...
- Dizer mal? então não leste aquela do jeitoso que mandou a avó pela varanda do 4º andar, porque ela não lhe deu o "guitarro" para a droga? foi ousadamente mandado aguardar julgamento em liberdade. Mas o sequestrador da juíza com uma pistola de carnaval foi imediatamente detido e aguarda julgamento em prisão preventiva. Ousada, esta juíza!
- Em Santarém também houve um juiz bastante ousado, há dois ou três anos atrás... mandou em liberdade um jovem por 17 (dezassete) vezes devido a pequenos furtos e mandou-o em prisão preventiva quando à 18ª vez lhe roubou a carteira no gabinete de trabalho, em pleno tribunal.
- Ousado o rapaz...
- E ousado o juiz!

Nenhum comentário: