quinta-feira, 22 de maio de 2008

EU APOIO O SANTANA!

Embora não seja nada comigo, porque não sou sócio de nenhuma agremiação política, nunca fui nem paguei quotas, embora me tenha considerado adepto ou simpatizante até aos dias de hoje, mas convenhamos que sem aquele empenhamento que vejo noutras pessoas... ainda vendi uns jornais da extrema esquerda e colei uns cartazes da Maria de Lurdes Pintassilgo. Depois foram umas eleições autárquicas com cada vez menos entusiasmo, quase igual ao dos benfiquistas com a sua equipa a meio do campeonato, é isso... não é nada comigo mas eu apoio o Santana Lopes.
Podem dizer-me que não estou bom da cabeça, que o homem não tem perfil, que já lá esteve e foi mauzinho, que em 4 meses como primeiro-ministro deixou o país com um deficit de 6,8% (como se uma pessoa pudesse fazer um deficit destes em 4 meses...), mas eu tenho uma boa imagem do homem e todos sabemos que a imagem que formamos dos outros tem parâmetros indecifráveis, muitas vezes até irracionais, mas comigo não é tanto assim, eu tenho uma imagem positiva do Santana Lopes e até posso dizer porquê, claro.
Parece que o Santana andava na faculdade quando se deu o 25 de Abril... escolheu o PSD e teve umas lutas políticas com muitos jovens da sua idade, quase todos da extrema-esquerda, de entre eles o MRPP Barroso, que veio a encontrar no PSD uns anos depois. Eu admiro o homem por jogar sempre no mesmo clube, o que é que querem? assim como admiro o Shéu ou o Nené no Benfica, onde jogaram vinte anos e lá continuam por direito próprio, ao contrário de outro(s) que foram para Itália jogar, lá estiveram até quase à velhice, voltaram para o clube "do coração", acabaram por jogar no clube 3 ou 4 anos e agora instalam-se na cadeira do poder benfiquista com um futuro bem risonho à sua frente.
O Santana é cá dos meus, que é que querem? foi presidente do Sporting e levou para o clube um dos treinadores mais competentes da historia do futebol português. Quando ninguém o queria em Lisboa, concorreu à Câmara da Figueira da Foz e com o voto popular... ganhou.
Quando o PSD não tinha ninguém para a Câmara de Lisboa, Santana, que toda a comunicação social excomungava a favor do Soares filho, concorreu e... ganhou.
Foi empurrado para o governo e com maioria absoluta, o democrata ex-MES Sampaio destituiu-o, naquilo que pode considerar-se um golpe.
Mas isto tudo são questões de pormenor, porque o essencial é que o poder jornalístico não gosta dele e eu suspeito que é tudo inveja. Inveja, perguntam vocês? acho que sim. O Santana veio deitar por terra uma visão cinzenta da política e vida social, onde uns eram amaricados e outros tinham um estafermo lá em casa, ao contrário dele que gosta de beber uns canecos, dançar nas discotecas, ir a festas, ter sido casado por cinco vezes e ter cinco filhos lá por casa. Acho que é isso, o Santana já esteve casado com mulheres bonitas e os jornalistas não suportam isso... não se lembram do Soares filho ter oferecido uma sede a uma organização cor-de-rosa, no centro da capital e os jornais acharem muito bem?
Com o congelamento das carreiras do funcionalismo público, três anos sem aumentos, o ataque das finanças à classe média e os fabulosos lucros obtidos nos combustíveis, Santana não faria melhor que os 2,6% de deficit do milagroso engenheiro? Se calhar até fazia...
Mas podem ficar descansados, eu não sou militante.

Nenhum comentário: