terça-feira, 6 de maio de 2008

MESTRADO SIM, MAS NÃO TANTO...

Há uns dias recebi um mail giríssimo, enviado por um colega de profissão, onde me perguntava se eu estava interessado em obter um mestrado em... "gestão e manutenção de campos de golfe"!
Que sim, era tudo oficial, nada de "modernas e independentes universidades" com licenciaturas ao fim de semana, ou "igrejas do 25º dia", nem "e-learnings com alunos a muita distância", nada disso, o tal mestrado foi publicado no Diário da República e será realizado na Universidade do Algarve, compreendendo matérias altamente complexas, 8 (oito) trimestres preenchidíssimos e onde só terão lugar licenciados de áreas tão diversas como engenharia ambiental, civil e outras que agora não recordo, mas para os interessados está tudo no Diário da República de 12 de Março, 2ª série, nº 51.
E para que não haja dúvidas, o mestrado divide-se em duas áreas muito específicas como sejam: gestão e manutenção, ou seja, uma visão mais burocrática do campo de golfe associada à sua gestão, para quem não goste muito do cheiro da relva ou tenha alergia aos pólens e uma outra área mais prática como é a manutenção para aqueles que gostam de meter a mão nos pesticidas, estudar a minhoca dos campos e manter os buracos limpos.
A possibilidade de um mestre em manutenção de campos de golfe encontrar uma minhoca no buraco é elevada, em especial no Algarve, daí eu entender perfeitamente a necessidade de implementação do dito mestrado.
Parece-me que o amigo João, tratador do campo de futebol cá do burgo, tem um curriculum mais que suficiente para tirar o mestrado em manutenção de campos de golfe, uma vez que só lhe falta o crédito dos buracos, mas ele já me disse que buracos é no que ele está mais à vontade... quando o clube perde é um "ganda buraco", quando o patrão se atrasa no pagamento é outro "buraco", ele tem sido preparado mais para tapar buracos, mas não vai ser difícil aprender a fazer buracos, têm é que lhe dar tempo, porque um campo de golfe tem 18 buracos.
- E o João pode fazer esse mestrado?
- Pode.
- Mas ele só tem a 4ª classe...
- O mestrado pode ser frequentado por todos os que não tendo licenciatura, tenham um currículum... ainda não leste o Diário da República?
- Ahhhh...
- E o João toda a vida cheirou e mexeu na relva, tratou-a, cortou-a e ultimamente até faz uns desenhos muito giros lá no estádio. Que melhor para um mestrado em manutenção de campos de golfe?
E já que estamos com a mão na massa, que tal mais uns mestrados para a Universidade do Algarve? eu propunha:
- Mestrado em Gestão e Manutenção de Água nos Canos, nos meses de Verão no Allgarve;
- Mestrado em Gestão e Manutenção de Famílias Inglesas no Verão no Allgarve:
- Mestrado em Gestão e Manutenção de Polícias nos meses de Verão no Allgarve;
- Mestrado em Gestão e Manutenção de Preços Baixos no Verão, no Allgarve.
Acho que com este governo, estas universidades e a imaginação dos portugueses, ninguém ficará sem um título de Mestre. Ou queriam que fosse só o Mestre de Avis?

Um comentário:

virginia disse...

Fantástica observação da realidade!
É impossível estar bem, ser gente de bem e usar a razão!
Que tal vegetar....