quinta-feira, 8 de maio de 2008

BIC, BIC, BIC... BOB! BOB! BOB GELDOF!

Era uma vez um jeitoso de um político, ex-ministro, gestor e tantas outras qualificações, professor universitário pela certa (não há nenhum que não o seja...) que Mirava o Amaral e etecetera & tal...
Esta podia ser uma fábula, do tempo em que os animais falavam, mas não, é apenas imaginação de um "músico" que vai tocando de ouvido, mas que bem podia ter sido político, ex-ministro, gestor e outras coisas bem interessantes, caso tivesse tido a "audácia" necessária para se alcandorar a altos desígnios, colocando-se qual emplastro nas costas de um qualquer ministro e acenando que sim com a cabeça de modo que a câmera de tv o apanhasse num ângulo favorável, ou até mesmo tivesse tido a capacidade de organizar uma daquelas empresas de import-export sedeada nas ilhas Cayman ou na Madeira para não irmos tão longe, através de donativos dos tais Jacintos Capêlo Rego deste país, ou da Moka-Engil, como dizem os apanhados.
Bic, Bic, Bic, uma caneta à vossa escolha... Bic Laranja uma escrita fina, Bic Cristal uma escrita normal, ouvia-se num anúncio televisivo, lembram-se? Pois agora BIC é banco! bic normal um banco do Amaral, bic e tantos um banco da filha do "dos Santos".
E o Bob Geldof que já fez pelos milhões de esfomeados deste mundo o que o Amaral e a filha do "dos Santos" nunca farão em toda a sua vida mesmo com o banco BIC a facturar petróleo, diamantes e armas de guerra durante os próximos cem anos, distribuiu alimentos que as suas iniciativas proporcionaram (Live Aid e Live 8), por toda a África e vivendo no terreno as ângústias daquela gente desprezada pelos seus próprios governantes, teve a coragem de afirmar numa conferência que os governantes de Angola são criminosos, vivendo no luxo que a apropriação da riqueza de Angola e dos angolanos lhes proporciona, através de contratos, comissões e subornos. Alguém duvida? parece que só o embaixador angolano saiu da sala, para no dia seguinte dizer em comunicado que "não é bem assim..."
Entretanto aparece o tal Amaral, administrador do BIC a afirmar que Angola está assim por causa da guerra (e quem a fez? e quem lucrou com ela? e quem estava no poder em Angola antes, durante e depois da guerra?), a dizer também que um músico não percebe nada de gestão, de política e por isso faz afirmações infundadas...
Afirma o administrador Bic Amaral " que há dois tipos de pessoas: os gestores que sabem do que falam e os artistas de rock e pop, que serão competentes na sua área, mas noutras não têm conhecimentos nem competência para falar". Assim mesmo é que se enxofra, oh Bic Amaral! Quem não sabe destas coisas da gestão tem de estar calado, ou então faz como os gestores e administradores bancários... agora começo a perceber porque é que o Vara está na administração do BCP, depois de ter sido caixa na CGD e o Gomes é administrador da GALP depois de ter sido presidente da Câmara do Porto. Há todo um trajecto que faz o gestor e o administrador, incompatível com o músico, seja ele qual fôr... não é por nada, mas vocês não paravam de rir se o Quim Barreiros fosse para administrador do Banco de Portugal, não é? claro que é incompatível!
Mas não é incompatível que o Senhor Amaral BIC, seja administrador deste banco de capital maioritário angolano, em acumulação com a muito publicitada reforma de cerca de 3.900 euros como administrador da Caixa Geral de Depósitos, durante meia dúzia de anos.
Só há uma coisa que me intriga, o BIC Amaral disse que só havia dois tipos de pessoas e eu simples contribuinte não fui, não sou, nem quero ser gestor ou administrador e... também não percebo nada de música. Bic, Bic, Bic...

Nenhum comentário: