segunda-feira, 26 de maio de 2008

BEMBA PUMBA, PAÍS PIMBA!

- Mas que país maravilhoso, pá... eu diria melhor, a cidade maravilhosa já se sabia que era o Rio de Janeiro, mas país maravilhoso, só podia ser Portugal...
- Ena, ena, não estarás a exagerar oh Zé? na verdade, ainda não te entendi muito bem, mas a experiência diz-me que passamos de estados depressivos para estados expressivos como quem muda de camisa e enquanto o diabo esfrega o olho.
- Calma Chico, também tens de ser esperto, não podes ser só Chico... eu mandei essa boca do "maravilhoso", mas não me viste sorrir.
- Assim já estou mais descansado, se bem entendo estavas só a gozar com o maravilhoso que é este país... e agora vais contar alguma coisa que me leve a pensar que aqui mesmo neste cantinho da Europa tudo é uma delícia...
- Olha Chico, a vontade era mesmo não dizer nada, assobiar para o lado, fazer aquele sorriso standardizado tipo "pepsodent", meter a mão nos bolsos e coçar os tomates, pôr o palito no canto da boca enquanto não vem a "bica", depois de uns pastelinhos de bacalhau que deixam o intervalo dos dentes com algum lixo orgânico, mas que é que queres? há coisas lixadas, pá, que não me deixam de fazer comichão nas axilas... e há que desabafar aqui no oásis, o tal onde mesmo gritando temos a certeza que ninguém ouve, ou melhor, ninguém lê.
- Caramba, com tanta conversa e não sei o que é que queres dizer...
- Vou contar, mas sabes como é, isto é só para não estarmos calados... afinal o que é que interessa isto comparado com o aumento dos combustíveis, que nos vão levar a andar a pé, de comboio ou de autocarro da carris, daqui a uns meses?
- Conta lá, Zé!
- O Bemba é um político africano (se os nossos são fraquinhos, vê lá tu os africanos), arregimentou uns milhares de loucos e mandou matar outros tantos irmãos africanos. Não conseguiu o poder na Republica "Democrática" do Congo, porque o Kabila filho conseguiu matar mais, fugiu para Portugal, mais propriamente para uma vivenda de luxo no Algarve, onde estava desde 2007, sem que ninguém, PSP, SIS, PJ, GNR, SEF ou GOVERNO, mexêsse uma palha. O homem pensou até que a Europa era igual a este país maravilhoso e deu um saltinho a Bruxelas (se calhar foi pedir um subsídio do QREN) e... foi preso! Afinal o Tribunal Criminal Internacional de Haia tinha emitido um mandato de captura internacional e o governo não sabia...
- Oh Zé, como é que o governo podia saber se, também não sabiam que não se podem tirar licenciaturas ao fim de semana ou fumar dentro dos aviões? Olha lá, a propósito, esse tal Bemba apanhou o avião em Lisboa? se calhar até foi naquele que era do Mobutu e que estava a ganhar caruncho no aeroporto da Portela há uma série de anos... até me lembrei que o Mobutu tinha uma vivenda no Algarve e talvez seja agora do Bemba.
- Tens razão Chico, tu és esperto... há uns anos foram armados em espertos aos Estados Unidos buscar o Caldeira e depois o homem nem a viagem pagou, sendo mandado em paz... o Bemba foi mal aconselhado, apresentava-se no tribunal, dizia que tinha mandado matar uns gajos em África, como não tinha sido apanhado em flagrante ia para a vivenda com atestado de residência e três meses depois recebia uma carta a dizer que o processo era arquivado por falta de provas.
Estás a ver porque o Bemba é pumba e este país é pimba?
- E o "Chico Esperto" sou eu?

3 comentários:

JPG disse...

Este post foi citado pelo Público de ontem, 28.

Anônimo disse...

O texto como figura de estilo pode ser louvavel... desde que nao se procure informação, porque nao oferece nenhuma. Creio que ha que "condenar" o n/ Governo somente quando é caso disso e se detêm de facto informação com conteudo sobre o assunto que se quer tratar.

vitorpt disse...

Qualquer opinião tem a "visão" de quem a publica e basta ver a Assembleia da República para verificar que há sempre duas "visões" para o mesmo caso... e concerteza os nossos queridos deputados têm toda a informação.
De facto não tenho toda a informação, seria humanamente impossível, mas espero que aceite que eu possa mandar uns bitaites, de quando em vez, não?