segunda-feira, 12 de maio de 2008

O EURO JÁ CÁ CANTA!

E hoje, qual sorteio semanal do "euromilhões", mister Scolari decidiu dar a conhecer os 23 jogadores portugueses que vão estar presentes no Campeonato da Europa a realizar na Suíça e Austria, dois países pobrezinhos que foram obrigados a juntar-se, para que a conta final pudesse ser paga sem que as Câmaras Municipais tenham que endividar-se até à 5ª geração, como aconteceu em Portugal em 2004. Estou a lembrar a oportunidade de alguns estádios, muito lindos e muito caros, em Aveiro, Leiria, Faro/Loulé e na zona da Boavista, na invicta cidade do Porto, quase metade dos estádio do Euro/2004 e que estão às moscas, falidos da Silva e prontos para serem demolidos dentro de alguns anos. Gostava até de saber porque é que em cidades de 50.000 habitantes se erguem estádios de 30.000 lugares... haverá por aí alguém que me esclareça? Aqui, na vila bonita em que vivo também há um estádio de futebol, com 6.000 lugares sentados, não será muito, dirão os engenheiros civis deste país, mas é bom referir que só existem 4.500 habitantes, estão a perceber não é?
Pois, mas um dia calha cá o Benfica para a Taça de Portugal e não há lugar para todos... temos de ter esperança que isso pode acontecer, afinal quem mandou fazer a obra tinha vistas largas, muito embora ainda hoje se façam urbanizações com ruas onde não conseguem cruzar-se dois carros...
Eu queria fazer a minha crítica à convocatória do mister Scolari, mas não me sinto à vontade para estar aqui a dar uns "bitaites", como diria o professor Hernâni Gonçalves na "Liga dos Últimos", muito embora reconheça que de futebol, das suas regras e do "sistema" só a padeira de Aljubarrota não percebia nada.
Fico então por uma abordagem marginal da "coisa", uma tentativa de deixar falar os sentimentos, aquilo que a experiência me vai influenciando, sei lá... vou apenas expôr os 10 mandamentos do Euro2008:
1 - Não vamos ser campeões da Europa, porque não o fomos desde 1964, o ano do primeiro campeonato, com Eusébio, com Chalana, com Figo, com Rui Costa, nem com o Cristiano vamos lá, a não ser que naturalizem a equipa do Manchester até ao dia 7 de Junho.
2 - Então o Eduardo do Setúbal, que fez uma época muito boa e nem metade dos frangos do Patrício deu?
3 - O Miguel está lá porque é preciso um suplente de qualidade? é que o Valência teve uma das piores defesas do campeonato espanhol e safou-se da descida na última jornada...
4 - O Caneira saiu pelas mesmas razões porque o Miguel entrou?
5 - Porque não os laterais do Leixões? afinal também deram umas barracas durante o campeonato e safaram-se da descida na última jornada...
6 - Ah, o Deco sim! mas ele tem estado tão malzinho... parece que acabou o campeonato no Barcelona e saiu do estádio debaixo da maior assobiadela da época. Deve estar moralizado, o homem...
7 - E o Postiga? saiu do Porto porque nem suplente era, foi emprestado ao Panatinaikos, jogou meia dúzia de jogos e marcou um golo, nos últimos 6 jogos do campeonato grego ficou no banco, que é onde está a render mais e quando entra não dá uma para a caixa. Tenho visto todos os jogos do rapaz na internet, através da NET TV grega e cheguei à mesma conclusão do técnico José Peseiro, no banco é que ele está bem.
8 - Dia 18 de Maio ainda há jogo oficial, com sete jogadores ainda nos seus clubes, e duas semanas depois estão a começar o campeonato europeu. A tal organização que pretende dar coesão ao grupo é música de ouvido, ou eles já sabem rezar o "Pai Nosso" e não precisam de tanto tempo para decorar novas orações?
9 - O Nuno Gomes é um rapaz cheio de sorte, conseguiu ir a um Europeu apenas porque não existe um único avançado razoável no futebol português... e moralizado como ele está, vai ser como o Raid, "marca que se farta".
10 - O dirigente da FPF que dirige a selecção nacional é o mesmo que esteve à frente da selecção no Mundial de 1986 no México... só sai dali quando morrer? lembram-se das barracas do México 86, das noites do Sérgio Conceição com as meninas nos quartos? da confusão do Mundial da Coreia? pois o dirigente responsável da FPF é o mesmo.
Mas até ao dia 7 vou ser devidamente informado pelos media, com muitos artigos, crónicas, reportagens, figuras públicas prontas para me chamar à razão (acho que Marcelo Rebelo de Sousa vai convencer-me), bandeiras, hinos, canções patrióticas, autocolantes, apitos e... vou sentar-me à frente da TV convencido da infalibilidade do nosso primeiro título europeu, esquecendo que pelo caminho ficaram aos nossos pés os Casaquistões, Azerbeijões, Valões (estou a falar dos belgas, mas é só para rimar) e outros calmeirões da Europa do futebol.
POR-TU-GAL! POR-TU-GAL! POR-TU-GAL!

Nenhum comentário: