segunda-feira, 19 de maio de 2008

ISILDA

Não conheci a Isilda, mais concretamente a Isilda Ferreira, uma mulher de 36 anos que tinha todas as condições de cair no lado errado da noite, como canta e bem o Jorge Palma, sei lá se numa tentativa de recordar a quem manda em particular e a todos nós em geral, que todos os dias há noite e todas as noites há Isildas, com a agravante de também haver clientes para as Isildas deste país, a maior parte deles inseridos no meio em que se reproduzem, roubando, extorquindo, segurando e matando com a complacência e a conivência de alguns operacionais do submundo escudados em fardas azuis.
Li a notícia no jornal, com foto da vítima, ao contrário do que deveriam fazer, mas é tactica dos jornalistas e jornais de vão de escada, ao publicitarem a cara das vítimas e taparem a cara dos criminosos. Com a cara dos criminosos publicitada as pessoas de bem ainda podiam mudar de passeio quando dessem de caras com algum, mas assim somos apanhados de surpresa... eu sei que eles podem ser absolvidos, como normalmente acontece e ainda pediam uma indemnização ao jornal, não era? pois, temos de estar sempre de pé atrás com esta justiça, mas a Isilda e a família também tinham o direito à privacidade, muito embora a notícia explicasse que a mulher sustentava 3 filhos, 2 genros, 2 irmãs, 2 netos, a mãe e... bem, fiquemos por aqui porque ainda vão ter de sortear quem vai ter de assegurar o negócio de família.
Dizia um familiar que a Isilda chegava a trazer para casa 300 euros numa só noite, tinha uma casa com mobília nova e estava a preparar-se para deixar a vida que levava, uma vez que tinha recebido uns milhares de euros de retroactivos do Rendimento Social de Inserção... todos estamos mesmo convencidos que a Isilda iria acabar com a principal fonte de rendimentos para passar a viver com o RSI e aquela família toda a comer do subsídio e também estamos convencidos que a assistente social que lhe tratou dos papéis, lhe disse que só podia receber o tal subsídio se deixasse de se deitar tarde...
Agora, eu não sei, não posso afirmar, não tenho dados para o fazer, mas face ao caso Isilda, poderei pensar, só pensar, que há centenas de prostitutas em Lisboa a receber o Rendimento Social de Inserção, para os chulos gastarem nas boites. E como é essa treta da atribuição dos subsídios, podem explicar-me?
Depois vem a senhora da Associação Ninho e não tem dinheiro porque as verbas são reduzidas, a comida para os "sem-abrigo" começa a faltar porque as verbas são cortadas, os miúdos do desporto escolar dormem no chão das salas de aula, durante os campeonatos escolares, porque o Tiago da Formula 1 levou 2 milhões de euros para torrar em carros e gasolina...
Ninguém quer saber onde se estragam milhões e milhões de euros de subsídios que tinham como objectivo retirar milhares de pessoas da miséria, mas o dinheiro evapora-se e a miséria continua.
O governo faz-me lembrar aquela anedota alentejana onde o agente da ASAE perguntava como é que os porcos eram alimentados:
- Atão, dou-lhe bolota...
- bolota? isso é ilegal. Vou ter de o autuar. E você aí, o que é que dá aos porcos?
- Atão, dou-lhe 5 euros todos os dias e eles que comam onde quiserem.
O governo está na mesma, dá o subsídio e os desgraçados que o estraguem conforme lhes apetecer, desde que os técnicos, assistentes sociais e psicólogos escrevam uns relatórios legíveis e tenham o vencimento na conta ao dia 24 está tudo bem, sim senhor.

Nenhum comentário: