quinta-feira, 31 de maio de 2007

PENA SUSPENSA VERSUS ETERNA PENA!

O tribunal (escrevo em minúsculas, se não se importam) de Leiria condenou um jovem de 22 anos (com uma boa idade para ter juízo), por homicídio negligente. Ainda tenho de saber o que isso quer dizer aos pais do jovem que morreu...
- "E a pena é... 3 anos de prisão, com pena suspensa por 4 anos!"
Estou a ver Júlia Pinheiro com aquela voz esganiçada a gritar a pena deste jovem, a porta de entrada do estúdio a abrir-se e aqueles fumos fresquinhos a envolverem a "estrela" do programa "Mate agora e dê autógrafos depois!"
- Então como é que foi, pode contar-nos em pormenor?
- Olhe, tinha estado na discoteca com uns amigos e às tantas meti-me no carro e comecei a abrir, aquilo era uma recta espectacular e devo ter chegado aos 180... entretanto, vejo dois vultos a aproximarem-se da faixa de rodagem, pensei até que vinham para me assaltar, está a ver... dei um toque num e raspei no outro, pensei que não fosse nada, mas ía para parar, só que quando acabei de travar já estava aí a uns 400 metros do local do acidente... olhei para trás e vi um deles a esbracejar e o outro deitado, pensei que estivessem a discutir e achei melhor não me envolver na discussão...
- Mas parece que você ainda acusou álcool umas horas depois quando se apresentou no posto da polícia...
- Pois foi, mas não tem nada a ver... eu cheguei a casa e com a preocupação mandei uma garrafa de wisky abaixo, mais uns conhaques e só depois é que me apresentei no posto. Quando dei o toque no rapaz, parece que tinha 17 anos, quando dei o toque estava bem... eu só bebi água no bar, antes do acidente. Houve até um amigo que estranhou eu só beber água mineral, mas eu disse-lhe que ia conduzir e ao volante temos de ter o máximo de cuidado.
- Parece que o tribunal obrigou a companhia a pagar 180.000 euros às famílias das vítimas, mas parece que quando há alcool a mais no condutor, as companhias não pagam...
- Oh D. Júlia, se o tribunal mandou a companhia pagar, não tenho mais nada a dizer. Além disso eu só bebi depois do acidente... até tenho a garrafa de wisky vazia lá em casa para demonstrar que foi lá que eu bebi.
- Então e agora, o que é que pensa fazer?
- Agora vou ter algumas dificuldades, vou ter de ir para as discotecas a pé nos próximos 4 anos, mas depois disso tenho o cadastro limpo e posso voltar a conduzir. Eu depois aviso, porque é bom avisar toda a gente lá da terra, porque à noite, especialmente aos fins de semana, a malta acelera um pouco mais e se os peões não forem avisados, pode acontecer mais um toque e lá fico eu mais 4 anos sem poder acelerar...
- O nosso programa seleccionou-o de entre os arguidos que conseguiram matar e ficaram cá fora com pouca pena, ou melhor, com uma pena pequena, e tinhamos vários concorrentes de peso:
1 - o pai que bateu no filho que não queria ir à escola. Não foi preso, mas teve de pagar 1.300 euros. Você não pagou nada! (muitas palmas da assistência);
2 - o pai que deu 501 euros ao filho e que não foi preso, mas tem de pagar 10%. Você não pagou nada! (mais palmas da assistência);
3 - o "ganda nóia" que era presidente da universidade atlântica, que recebeu 12.000 euros de senhas de presença, em acumulação com um cargo bem pago no governo (isto foi em 2002, mas os tribunais também funcionam devagarinho). Não foi preso, mas como ainda não matou ninguém, não se compara consigo.
O estúdio irrompe em aplausos, confetis e fumos fresquinhos...
- Obrigado, obrigado, afinal eu não fiz nada de especial, acho que não merecia tanto...
- Também acho, 3 anos com 4 de pena suspensa é demais. Estes tribunais não sabem o que andam a fazer.

2 comentários:

Anônimo disse...

E agora há aquela do juiz que reduziu a pena ao pedófilo, porque afinal de contas o miúdo até gostou de ser violado e já tinha 13 anos, sabia bem o que fazia...E está a justiça entregue a estes imbecis!!! ....
Miguel

vitorpt disse...

Miguel,
sem esta "justiça" como é que nós íamos arranjar matéria para as nossas crónicas?
Deixa-os a fazer palermices, pá.
Lúcio