sexta-feira, 25 de maio de 2007

REGRA DOS 40%

Pois então... 40%. Caramba, como é possível? Os jornais dão conta de um aumento de 40% de leitores em Portugal nos últimos 10 anos, o que, se não é recorde mundial, para lá caminha... e depois vêm dizer-nos que a malta não lê, não sabe escrever, não estuda, limita-se a olhar para a televisão, vai às discotecas. Pois vai, mas entretanto lê porque se não o fizesse, como se justificava este aumento de 40%? É obra! A propósito, a leitura das legendas na televisão também entrou nos cálculos dos 40%? é que, não é por nada, mas estou a desconfiar destes números...
É que ainda há uma coisinha importante nestes números, a população escolar da minha escola desceu nos últimos 10 anos... 40%, o que não sendo um dado rigoroso a nível nacional reflecte uma tendência interessante se não fosse assustadora. A população escolar está a diminuir e os leitores a crescer desmesuradamente, o que me leva a pensar que não dá a bota com a perdigota.
Mas será que este aumento de 40% de leitores foi apurado em função do número de livros vendidos? se foi assim, dá para perguntar se as estantes dos novos apartamentos já vêm com os livros incluídos...
Mas para todos aqueles que compravam livros todas as semanas e que, face à crise instalada, tiveram de começar a comprar um livro quando "o rei faz anos", como é o meu caso, ainda vão encontrar um dia destes uma notícia parecida com "aumentou 40% o número de leitores entre 1640 e 2007", o que não deixa de ser um aumento e... bastante significativo.
Já agora, também vem na notícia que a Câmara Municipal de Lisboa, aquela entidade que todos os entendidos dizem estar falida, vai subsidiar a Feira do Livro com 40 mil contos (eu ía escrever 200.000 euros, mas o número 40 não me sai da cabeça) e se a verba for entregue para comprar livros para as bibliotecas municipais até acho muito bem e começo a acreditar nesses 40% de aumento de leitores, mas... acho que não é bem para isso.
E os 40% não me saem da cabeça... então não é que as acções do Benfica caíram 40% em 3 dias? bolas, isto é pior que aquela goleada dos 7-0 em Vigo há uns anos atrás. Mas não há problema, nestas coisas de números é mais fácil chegar ao fim da época com saldo positivo que arranjar maneira de marcar golos, pelo que já vem a caminho um contabilista criativo para dizer que no futebol "elas contam é lá dentro". O quê, cairam 40%? então ainda há 60% para comprar um "ponta de lança"...
Nunca joguei na bolsa, entendo melhor que uma batata cortada em quartos, plantada e regada possa dar 10 ou 15 batatas novas, o que na bolsa pressuporia um aumento das acções de cerca de 1500%, mas ver uma empresa todos os dias a valorizar e a desvalorizar um bem, cheira-me a jogos de monopólio, com compras, vendas, telefonemas, sondagens, boatos, off-shores e jorges figueiredos pelo meio... um jogo que só tem uma vantagem: quando alguém ganha faz uma festa e quando milhares perdem calam-se para ninguém saber de nada, o que traz um apaziguamento social que é de louvar, até que um qualquer primeiro ministro diga que "essa coisa da bolsa tem lá muito gato por lebre". Aí é o caos e normalmente acontece de 10 em 10 anos.
Pode ser, como dizia um amigo meu, que valorizem... 40%?

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora parece que a ministra, ou o ministro, ou o secretário do ministro decidiu que só haverá aumento de 40% a dividir por...40 (?) daqui a... 40 anos (a tal regra dos 40), período em que se vai dar o tão falado descongelamento dos vencimentos que já parecem douradinhos da iglo de cor esverdeada (assim como o fiambre que andas a comer à dois meses).
Miguel