sexta-feira, 18 de maio de 2007

A ÉPOCA DOS RABOS DE PALHA

Na verdade hoje é muito mais fácil escrever umas crónicas do que há uns anos atrás, uma vez que todos os dias aparecem novos assuntos e cada vez mais interessantes, capazes de nos dar a inspiração que nos falta (quem escreve também tem momentos desinspirados, não é?). E agora lembrei uma análise interessante, que dá que pensar... então não é que quando alguém tem um blogzinho e não comete aquelas barbaridades ortográficas é logo apelidado de jornalista? não, não é assim, ainda há quem escreva sem erros e não seja jornalista nem tenha familiares demasiado cultos. Na verdade, eu sempre gostei de ler desde pequeno, hoje tenho orgulho na minha biblioteca, sou curioso ao ponto de abrir a enciclopédia quando tenho dúvidas, fiz um curso industrial, daqueles que encheram as OGMA de técnicos especializados e a Força Aérea de pilotos aviadores (não foi Antero, Firmino e outros mais?), virei-me para a Educação Física e voltei aos estudos com 30 anos, fiz a licenciatura que gostava, tive a sorte de ter os melhores professores e destaco Noronha Feio, Armando Moreno, Manuel Sérgio, Gomes Pereira, Carlos Queirós, Sobral Leal, Gustavo Pires, Melo Barreiros...
Já esquecia que o meu avô Manuel e o meu pai eram sapateiros e liam o "diário de notícias", o que me leva a pensar (só às vezes) que a ditadura era a dita, mas não tão dura que me obrigasse a ser sapateiro ou manufactor de calçado...
Mas a monarquia continua e com a agravante de não sabermos quem são os marqueses, condes e viscondes que se enfartam com o banquete das "assessorias, consultorias e outras mordomias" do sistema, levando-nos a pensar que só estavam contra o "a bem da nação" porque não podiam sacar tanto quanto desejariam...
Então não é que o vereador do BE, Sá Fernandes, tem 11 (onze) assessores a sacar no seu conjunto 20.800 euros por mês na Câmara de Lisboa? o tal entendido de túneis e outras mariquices que mandou parar a obra do Marquês, porque aquilo caía um dia destes e que agora já não cai, porque ele é que disse como é que se havia de corrigir aquilo?
E os 11 "assessores" serão todos do BE? pelo menos o fotogénico ex-candidato à Presidência da República, Carlos Marques está na lista com 1.500 bojardas para um horário a meio tempo. E eu, professor, proscrito do governo, com 35 anos de serviço, com horário "mais que completo" para ganhar o mesmo, oh Carlinhos...
Só de me lembrar destes BEs, do "amigos dos animais", da "quercus" com os meninos a sacar uns cobres do Ministério do Ambiente" e a dizer que os flamingos da ponte Vasco da Gama morriam por causa da agressão ambiental, com o Nabais a advogar toda a marginalidade que por aí há,sempre que há umas droguinhas a caminho da Holanda, com o Francês de cabelo empastado a aparecer na tv sempre que há bombistas para defender, com as Fundações a mamar do orçamento do estado a que isto chegou... para que lado vou ter de me virar?
Convoquem os bombeiros porque os rabos de palha já ardem antes da época do fogos!

Nenhum comentário: