domingo, 13 de maio de 2007

O MAIS DIFÍCIL É O TÍTULO!


Não, não estou a referir-me ao título, áquele que muita gente está a seguir na tv, porto, sporting ou benfica, nesta tarde fresquinha de Domingo, mas apenas à dificuldade que encontrei para dar um título a esta crónica. Mais difícil ainda, centrar-me num emaranhado de temas que tenho focado durante estas horas de folga. Nem queiram saber os tópicos, ele era o 13 de maio, o futebol nos seus aspectos mais caricatos (e os jornalistas a ajudar à festa, com não-notícias), a senhora de 70 anos que vai ser julgada por se apoderar de um creme facial num hipermercado, no valor de 3,99€ (devia estar em promoção), a madeleine que estava no local errado, na hora errada (não me lembro de deixar os meus filhos sozinhos para ir fosse onde fosse...), enfim... temas interessantes não me faltavam, mas surgiu-me um email de última hora, enviado pelo meu amigo Miguel e tudo se alterou. A crónica tem outra titular, uma jovem de 20 anos, de seu nome Cláudia Miranda, que ainda não tem idade para ter um qualquer curso (talvez só nadadora-salvadora e acho que são só 4 semanas de curso), mas que conseguiu apresentar um currículum tal, que foi nomeada administradora do Centro Hospitalar de Bragança, com um vencimento de 3.000,00€ mensais.
Dizem as más línguas que à Cláudia (eu até já a estou a ver, loira, de olhos azuis, 1,75m de altura e 63 kgs de peso, 90-86-90 e charmosa, claro... ) também disponibilizaram automóvel, despesas de representação e telemóvel. O email ainda refere que a jovem namora o presidente da JS de Bragança, o que lhe augura uma vidinha de sucesso e bem estar, pelo menos de 4 em 4 anos, porque o colega da JSD também namora e está à espera que isto mude.
Não sei porquê recordei-me agora do Carlos Queirós se não tivesse tirado o curso, ou da Fátima Campos Ferreira sem estudos... mas este publicitários sempre foram uns exagerados! Perfeita, perfeita é a Cláudia Miranda sem estudos!
Não deixo de pensar que estava aqui agora uma miúda de 26 anos, ao meu lado, muito gira, a fazer as malas para ir para Lisboa, que acabou os seus estudos, entra de manhã cedo na empresa e não sabe quando sai ao fim do dia, tem de se orientar com 800,00€ de recibos verdes e, teimosa, não se quer inscrever na JS ou na JSD...
Afinal Cláudia Miranda, tu és a luz dos nossos jovens, qual Virgem Maria que nos abres os horizontes de esperança, tal qual também a nossa "Cristiana Ronalda" dos Centros Hospitalares, tal qualmente a imagem do sucesso por que anseiam as milhares de caixas dos hipermercados... com estudos.
E eu que podia ter começado a colar uns cartazes do "bloco central"a seguir ao 25 de Abril, tive a peregrina ideia de querer ser professor...
Na verdade, o "anónimo" do comentário parece estar dentro do assunto, a jovem tem mais de 20 anos (eu também desconfiava... 25, 30, 35? pouco importa) e com um quase doutoramento, o que lhe dá legitimidade para ser nomeada. E foi nomeada por isso? aí... o nosso amigo "anónimo" não esclarece. Namora o presidente da JS de Bragança? também não esclarece. Já trabalhou anteriormente e desenvolveu trabalho que suporte 3.000 mocas por mês, carro, telemóvel e outras mordomias? não esclarece.Infelizmente, temos no PS casos brilhantes de Antónios Seguros, Apolinários e outros tais que fora da JS e do PS nunca tinham feito nada e hoje são brilhantes profissionais da "coisa"... e os pseudo-jornalistas invejosos é que são os maus da fita.

6 comentários:

Anônimo disse...

...depois só tinhas que rapar essa bigodaça, usar umas gravatas e dizer umas patacoadas do tipo "estamos nesta situação devido a três aspectos fundamentais...". Para além disso tinhas também de não saber fazer a ponta de um chavelho, mas dar ar de quem domina qualquer tipo de assunto. Tinhas o futuro garantido, e com alguma sorte ainda te saía uma dessas moçoilas de vestido justo e curto, para fazer de bibelot na tua escrivaninha.

vitorpt disse...

e a sondagem? já votaste?

Anônimo disse...

O jornalismos tem destas coisas.
A Jovem em causa nao tem obviamente menos de 20 anos e é licenciada pelo ISEG e está a terminar o doutoramento.
Mas quando se tenta descredibilizar e quando existe atras de uma caneta de um pseudo jornalista interesses e invejas escrevem-se destas coisas....
mas enfim..........

Anônimo disse...

Fui colega de Claudia Miranda no Unstituto Politécnico de Bragaça, onde leccionava.
A Drª. Claudia Miranda é uma pessoa de enorme competência e seriedade.A sua vida pessoal não me diz respeito, e apenas deixo para sua análise tendenciosa dois pontos:
Sabia que o anterior Administrador do Hospital de Bragança era também docente do Instituto Politécnico de bRagança à datra da sua noemação e com a mesma idade da DrªClaudia Miranda?
Quem o nomeou, foi o Dr.Adão Silva (Sec. de Estado da Saude do Governo PSD.
É crime apostar nos jovens??
Quanto às regalias e ao vencimento é a lei que o determina, e não a nomeação de A, B ou C.

vitorpt disse...

Agora vou responder aqui, deixando desde já como ponto de ordem à mesa que:
- não sou nem nunca fui jornalista;
- nada me liga ao sector da saúde;
- não conheço a Cláudia Miranda (drª é um pouco maçudo e numa jovem nem fica bem...) e
- infelizmente nunca fui a Bragança (mas quero ir um dia destes).
O nosso amigo anónimo conhece bem a Cláudia Miranda e diz que tem qualidades, o que não desminto.
Acho que comete um errozinho quando quer legitimar a nomeação com uma outra nomeação anterior, para o Hospital de Bragança, efectuada pelo Sr. Adão do PSD, o que me leva a pensar que "ora agora nomeias tu, ora agora nomeio eu". Será?
Um beijinho para a Cláudia Miranda!

Anônimo disse...

Não quis justificar nada, apenas quis justificar que a aposta nos jovens deve ser louvável e é-o efectivamente e o tom sarcástico que coloca na sua crónica é desajustado e muito à própria pessoa em questão.