terça-feira, 29 de maio de 2007

COM QUE ENTÃO 500 EUROS...

- Bom dia!
- Hgjdgs khfhgxzxzx (cumprimento imperceptível do funcionário)...
- Sabe, eu ouvi as notícias do telejornal e vim cá para preencher uma declaração de donativo ao meu filho... dei-lhe 500 euros...
- Então preencha este modelo, juntamente com as fotocópias dos recibos dos 10 últimos vencimentos e a declaração do IRS... a sua e a dele.
- Obrigado, é que o rapaz deu-me uma ajuda enorme, sabe... foi de tal ordem que até decidi devolver o rendimento mínimo garantido que estava a receber...
No dia seguinte, o nosso amigo volta à repartição.
- Bom dia, aqui estão os documentos todos, mas... eu queria dar mais 500 euros ao meu filho. Como é? preencho em duplicado ou junto tudo num só modelo?
- É melhor um modelo para cada donativo. Você já quer simplificar, não? deixe-se dessas coisas... tá com medo que não haja modelos, é? bem, sempre que o governo decide oferecer o modelo aos contribuintes é sempre a mesma coisa, nunca chegam... mas o problema não é seu, ponto final. (na verdade, já há um monte de modelos preenchidos na secretária do chefe da repartição...).
- Olhe, o melhor é dar-me já uns 30 ou 40 modelos... eu adoro o meu filho e se não fosse ele, eu ainda estava lá no bairro social, cheio de ratos e sem pagar renda há mais de 3 anos...
- Oh homem, mas você tem assim tanto dinheiro para dar ao seu filho? o que é que ele faz?
- Ainda não faz nada, mas não tem mal, eu é que quero arranjar um pé-de-meia para o rapaz, sabe... e ele merece. Além do mais, isto antigamente só andava com os filhos a dar algum aos pais e agora só lá vai com os pais a dar algum aos filhos. Amanhã cá estarei... mais 500!
- Mas olhe que se os donativos são muitos, o chefe começa a cobrar-lhe os tais 10% de imposto. "Dura lex, sed lex"!
- Dura quê? eu espero que dure o suficiente...
- Não é nada disso, mas estou a ficar intrigado com tantos donativos... o seu filho não faz nada e o senhor sempre a dar-lhe dinheiro, dá para desconfiar.
- Sabe, o meu filho foi o tal que deu o palpite dos números do totoloto que me deram um balúrdio e acho que devo dar-lhe uma parte considerável do prémio, sei lá, talvez metade... 7.500.000 euros e 500 euros por dia e por modelo, eu não sou muito bom de contas, mas já me disseram que 15.000 modelos devem chegar. Diga aí ao chefe que amanhã eu volto.

Nenhum comentário: