quinta-feira, 28 de junho de 2007

AIRSHPEADPSCVMCI

Caramba, isto é de partir a carola a um santo! Ainda por cima, vocês até sabem esta treta das siglas, sei lá CIP, CAP, CCP, ADSL, SLB, SCP ou FCP, para não falar em CDS, PSD, PCP, PS ou ainda A8, CCB, EXPO, CP, TAP, mas... AIRSHPEADPSCVMCI é tão simples como "A importância remanescente da solidariedade humana e dos princípios elementares de altruísmo e dedicação ao próximo numa sociedade cada vez mais competitiva e individualista".
Acho que não estão a perceber muito bem a coisa, mas eu explico. Descobri que o ex-ministro das finanças, Campos e Cunha vai dar uma conferência no Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro, subordinada ao tema "AIRSHPEADPSCVMCI".
O "Correio da Manhã" dedicou pouco espaço para publicitar a referida conferência, a qual, com este título, merecia pelo menos, tanto espaço como o comentário do treinador do Benfica ao desabafo do Joe Berardo (perdõe-me a familiaridade) sobre a estrela Rui Costa, que ainda vai fazer esquecer o Eusébio na história do futebol nacional.
Na verdade, a solidariedade nasceu com o homem, tem tido fases boas e menos boas, conforme o tema em questão mexe mais com cada um de nós e embora não esteja muito dentro do assunto, aceito que haja em Portugal milhares de pessoas a trabalhar desinteressadamente pelo bem do próximo, seja através de movimentos organizados, seja através de contributos individuais e anónimos.
Quem nunca sentiu vontade de ajudar, depois de olhar imagens dramáticas nos meios de comunicação social, muitas vezes sentindo alguma impotência e aquele choque envergonhado de quem tem quase tudo em comparação com quem não tem absolutamente nada? Depois, passam alguns minutos, o nó na garganta vai desaparecendo e o assunto é cilindrado por um anúncio ao novo topo de gama que se pode comprar sem problemas, começando a pagar "só no próximo ano"...
Mas "AIRSHPEADPSCVMCI" como tema de uma conferência nunca me tinha passado pelo cabeça, isto é quase tese de mestrado, oh Cunha! ainda por cima, se ele chegar um pouco atrasado e ler o tema devagarinho, está meia conferência feita. A situação está complicada até nesta matéria da solidariedade... antigamente era a "sopa dos pobres", a "misericórdia", a "roda", a "conferência de s. vicente de paula", depois vieram as organizações mais século XX, como as "Ligas", "Associações de Beneficência", "Lares", "Associações sem fins lucrativos", "Bancos Alimentares" e outros. Por último, estamos a assistir ao advento das "Fundações", normalmente criadas por pessoas de bem (milionários, políticos ou figuras públicas), administradas por pessoas de bem, também, e onde as verbas que chegam a quem precisa mesmo são apenas uma pequena parcela do que entrou. Sabe, temos tanta gente a trabalhar nisto...
A propósito, ouvi há dias que as Nações Unidas tinham cedido 100 tendas para refugiados no Paquistão... 100? é mesmo cem? esta solidariedade está pela hora da morte.
Embora com muita dificuldade em soletrar "AIRSHPEADPSCVMCI", não deixarei de contribuir sempre que possível para todas as causas que me pareçam louváveis, mesmo sabendo que só uns cêntimos de cada euro dado chegarão aos mais necessitados e, já agora, vá dando um pouco de si aos outros... todos ficaremos melhor.

Nenhum comentário: