quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O DISCURSO DO PRESIDENTE!





Portugueses e portuguesas!

Neste novo ano de 2008, desejo a todos vós as maiores felicidades e venturas, para atingirmos o nível de vida dos nossos parceiros mais desenvolvidos da União Europeia, passando dos clássicos 60% da média para os almejados 100%. Temos uma história de quase 900 anos e espero que, antes mesmo de atingirmos o milénio como nação una e indivisível (também já não dá para dividir muito mais...), possamos estar lado a lado com os mais desenvolvidos, tanto no aspecto económico como cultural, social e político. No económico já pedimos meças, na medida em que nenhum dos nossos parceiros acredita que dois milhões consigam sobreviver limpos, comidos e bebidos, com apenas 426 euros por mês.

Tenho imensas dúvidas e raramente acerto (ou era o contrário?) que, com tão poucos filhos, os portugueses ainda existam para comemorar o 1º milénium, parecendo-me que há outro "millennium" que também não vai chegar lá, mas isso são outras contas. Estranho até que os portugueses já só tenham dívidas neste que acabei de referir, porque com a crise em que se encontra já deveriam existir filas para levantar os carcanhóis, como se faziam antigamente quando a gasolina aumentava cinco tostões... um amigo meu até fez uma promessa de ir a rastejar até Fátima se o "millennium" falisse, para ver se saldava as dívidas que lá tem...

E eu pergunto, porque é que não há crianças em Portugal? com tantos abonos, tantos prémios autárquicos para os casais fazerem filhos, com abonos ainda antes deles nascerem, como é possível que haja mais pais que filhos em Portugal? Se eu fosse mais novo...

E o escândalo dos vencimentos dos gestores das empresas públicas e privadas? como é possível abarbatarem-se com tanta massa e pagarem tão mal aos seus funcionários? ( caramba, já viram como eu estou tanto à esquerda? mais uns discursos e o segundo mandato está no papo).

Eu até me parece que há uma lei que diz que não se pode ganhar mais que o Presidente da República, mas... eu tirei Economia, não percebo muito dessas coisas do Direito, mas vou tentar saber junto dos meus quase quarenta assessores. (o quê? também ganham mais que eu???).

Portugueses! temos de honrar a "rés-pública" e irei promulgar um despacho onde eu mesmo ficarei unicamente com o meu vencimento de Presidente da República, mandando cancelar imediatamente os 4.152,00 euros da reforma do Banco de Portugal, os 2.328,00 euros da reforma da Universidade Nova e os 2.876,00 euros da pensão vitalícia que me mandavam para a conta, por ter sido primeiro-ministro. Acabou, só o cacau de Presidente e mais nada! (o segundo mandato exige uns sacrifícios, mas está no papo.)

Espero um ano de 2008 excelente para Portugal, a tendência é para melhorar em todas as frentes, os portugueses têm de acreditar que quem sobrevive com 426,00€ por mês tem um "background" espantoso, lida melhor com as dificuldades do dia a dia que o filho do Jardim com as dívidas ao BCP, e está em forma, creio, para ir a correr para o emprego, melhorando a sua condição física, poupando no passe da Carris e sem aquelas barriguinhas que dão mau aspecto aos turistas que nos visitam.

Por último, a Maya já me deitou as cartas e tenho novidades fantásticas para 2008, como seja o título europeu de futebol para Portugal, cerca de uma dezena de medalhas nos Jogos Olímpicos e a nomeação do Armando Vara para todos os bancos, como administrador (acho até que para os bancos de urgência e para o Banco Alimentar contra a Fome). Que vos falta para serdes felizes, portugueses e portuguesas? Queriam um 2008 com 15 dias por mês? também eu!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei de saber que tens um blog.
Podes contar com a minha visita (de vez em quando, quando a escola e a perguiça me deixarem.....)Um abraço e bom ano para ti
António Loureiro