sábado, 12 de janeiro de 2008

TIQUES...

Estou cheio de tiques, confesso!
E o mais chato da questão é que os tiques que nos acompanham a cada minuto, nos moldam sem que nos apercebamos da coisa, até que nos chamam a atenção tal como se estivessemos ressonando... "oh pá, pára com esses tiques!", assim como "oh pázinho, já sabias que ressonas?" É claro que não sabia que ressonava, e só agora sei porque acredito que estão a dizer-me a verdade e estão incomodados com o facto, mas... os meus tiques incomodam alguém? eu sei que ressonar faz barulho, incomoda e não deixa dormir quem está deitado comigo, se entretanto se atrasou a pegar o sono, mas os tiques, caramba, incomodam? bem, se forem daqueles tiques ordinários, sei lá, estar sempre a coçar os tomates, assobiar alto, meter o dedo no nariz para tirar macacos, limpar as unhas dos pés ali no sofá da sala, aí eu acho que incomoda, mas... coçar a cara porque dá uma comichãozinha, coçar a cabeça de vez em quando ou dar uma coçadela na ponta do nariz ou na orelha, incomoda? ou é só para chatear um gajo que precisa de se mexer um pouco enquanto escreve umas crónicas no blog?
Vou continuar a coçar sempre que me apeteça, porque é bom, sabe bem e não coloca em perigo a minha sociabilidade, além de que alivia o stress, como se diz hoje por aí. Então com quatro canais a dar filmes do século passado, à mesma hora, telejornais com as mesmas notícias à mesma hora e tudo o resto à mesma hora, uma pessoa que se senta um pouco no sofá não vai ter necessidade de se coçar, ou colocar em prática os malfadados tiques?
Os tiques são uma necessidade biológica, acho eu, capazes de nos fazer repor posturas, movimentos básicos e alguns complexos, afim de afinarmos os nossos sentidos, ou vocês nunca se sentiram incomodados com aqueles indivíduos que estão a ser entrevistados na televisão com uma mosca na testa e conseguem falar dez minutos seguidos sem fazer um único gesto para afastar o insecto? às vezes até me apetece ir junto da tv com um mata-moscas...
Mas haverá alguém que não tenha o seu tique? ao assistir por momentos ao jogo do Leixões, perdão, ao jogo do Benfica, como tive oportunidade de ouvir ao jornalista, de tal maneira que quase fiquei com a sensação de que só havia jogadores do Benfica a jogar contra o guarda-redes do Leixões, apercebi-me de dezenas de tiques... ele era o adepto que tinha o tique de abanar um lenço branco, ele era a adepta a roer as unhas, ele era o tique de sair do estádio antes do jogo acabar... fiquei mais descansado, não sou só eu.
Na verdade, o facto de ter sido confrontado com os meus tiques, fez-me refrear a necessidade de os usar e enquanto estou a escrever esta crónica só me cocei duas ou três vezes, mas estou a entrar em paranóia, já tenho cócegas pelo corpo todo e só me lembro que a minha vida pode ser uma tragédia se, a exemplo do que aconteceu aos fumadores, a ASAE me proibir de me coçar sempre que me apeteça...
Só me estou a lembrar de uma solução para o caso... que tal pedir a alguém que me coce o corpo todo?

Nenhum comentário: