terça-feira, 13 de novembro de 2007

NOVAS TECNOLOGIAS

- Acho que tudo vai mudando e as pessoas nem se apercebem, ou seja, as novas tecnologias vão trazendo cada vez mais novidades e as pessoas, especialmente os mais novos, dão a sensação que já estavam à espera disso…
- Humm, não me parece…
- É, por exemplo, na construção civil… já reparaste que aquela fase de fazer massa e acartá-la a balde, abrir caboucos a pá e picareta, já passou à história? Agora tens um operário com um comando nas mãos, um camião cheio de massa, uma mangueira e lá vai disto!
- Sabes, eu não sou muito dessas coisas…
- Olha, só o facto de terem inventado o telemóvel, deve ter contribuído para o aumento da produtividade em mais de 10%... já viste o que é um funcionário de distribuição e recolha a trabalhar sem telemóvel? Fazia uma distribuição e voltava ao armazém, voltava quase ao mesmo local para fazer uma recolha e… agora com o telélé pode receber informações no meio da distribuição, alterar rotas, poupar tempo e combustível.
- Comigo não funciona, eu lá no armazém só utilizo aquelas folhinhas “memorandum” para entregar ao pessoal e feitas à mão para saber quem mandou fazer as coisas. Sabes, pela letra de cada um sabe-se logo e no computador a letra é igual para todos…
- Os portáteis então nem se fala, estamos em contacto com todo o mundo, compramos e vendemos, consultamos tudo o que nos interessa, marcamos umas fériazinhas, consultamos a nossa conta no banco online e… anulamos a férias por falta de saldo, tudo sem sairmos de casa. Os jornalistas já nem precisam de ir às redacções de jornais e qualquer dia só se encontram nos jantares de Natal…
- Humm, continuo a pensar que isso qualquer dia falha tudo, já ouvi falar que há muita gente a fazer compras na internet e depois ficam sem dinheiro na conta, que há muitos ladrões por lá…
- Pois eu acho que é seguro, já marquei viagens, férias, livros, cds, revistas, sempre paguei com o cartão de crédito e nunca tive problemas. O único problema que tive foi pagar as contas quase dois meses depois de vir de férias… isso é que é doloroso, uma pessoa até já se esqueceu das coisas boas que passou e recebe um ofício a dizer que está na hora de descontar na conta bancária.
- Pois eu é sempre com dinheiro à vista. Bem, uma vez fui roubado numa excursão… eu não devia de andar com tanto dinheiro no bolso, acho que foram quase 500 euros que me levaram. Agora levo 100 euros em cada bolso…
- Oh pá, deixa-te disso, actualiza-te que o tempo não volta atrás.
- Ah é? Então vou-te contar: fui à Segurança Social para pagar a minha contribuição mensal e estavam várias pessoas à minha frente para pagar. Perguntaram se podiam pagar com cartão multibanco e… “Não, não podem. Aqui só por cheque ou dinheiro. Os responsáveis dizem que está para breve o pagamento automático, mas…”. E eu lá passei à frente do pessoal, para pagar com notinhas.
- Eu vi logo! Tinha de ser este governo das “novas tecnologias” a tramar o meu ponto de vista!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu ainda vou resistindo ao môno portátil...senão morreria a tradição dos tais velhos do restelo...

O gajo que me comprou um Ax também andava com 600 contos num bolso e 15oo contos no outro. Dizia-me que aos gatunos nem sequer lhes passava pela cabeça haver um gajo tão maluco, e lá ia ele para a capital com a massa embrulhada em papel de jornal...

Abraço
Miguel