quarta-feira, 17 de março de 2010

PRIVATIZAÇÃO DAS ESTRADAS, JÁ!


Esta semana tive necessidade ir à Benedita, uma vila do concelho de Alcobaça, onde muito próximo vivem familiares e não tinha alternativa, a única hipótese de deslocação era pela EN-361, a tal que nos leva de Alcanena até Rio Maior e que já era péssima desde há mais de 35 anos, quando comecei a percorrê-la, com centenas de curvas e um piso miserável, de tal maneira que as pessoas perderam a paciência e depois de muitos protestos começaram a subscrever um abaixo-assinado que já vai em vários milhares de assinaturas.
Num país de brandos costumes, milhares de pessoas a subscrever um abaixo-assinado é certo que qualquer director de estradas olharia como um facto importante, mas... nada os perturba, nada os faz mexer um dedo para resolver o problema de tanto motorista que por ali passa, muitos deles diariamente, com o coração nas mãos para que não aconteça nada às jantes nem aos pneus das viaturas.
Não sabemos porquê mas já há uns anos vimos muitas árvores marcadas, especialmente nas curvas, o que nos levou a pensar numa empreitada de repavimentação e correcção da via, mas afinal era só tinta branca, talvez para prevenir a formiga nas árvores, tal como se fazia com as laranjeiras.
Uma vez veio cá o Papa e mandaram tapar os buracos naquela famigerada EN-361, não que o Chefe da Igreja quisesse passar por ali, porque ficaria enjoado durante três meses, mas porque entenderam que talvez houvesse um maior afluxo de trânsito do oeste em direcção a Fátima, mas desde que a auto-estrada A1 entrou em funcionamento, já lá vão mais de vinte anos, adeus EN-361, quem quiser que vá de jeep.
Eu não sou especialista de estradas, não percebo nada deste negócio, sou um simples condutor, que tem carro e paga todos os impostos, incluindo o "selo" municipal, o qual deve ir para todos os lados menos para a pavimentação das estradas, colocando as estadas municipais ao nível do terceiro-mundo e a EN-361 com placas de vários anos onde se informa "estrada em mau estado" e agora umas mais recentes e muito mais sugestivas colocadas pelo forum alcanede.com e onde se pode ler "EN-361, já viu bem o buraco onde se enfiou?", ou outro onde se lia "EN-361, conduza com cuidado, buracos com estrada".
Como se dizia antigamente "quem não tem vergonha, todo o mundo é seu!" e acredito que os responsáveis públicos, destes organismos públicos, que tem ao seu cuidado as estradas públicas, precisam de uma vassourada, mas daquelas vassouradas que levem o lixo todo na frente, para que possamos aspirar a umas estradas decentes.
E se em cada ano há milhões de carros a pagar o imposto de selo municipal, porque não entregar a manutenção destas estradas secundárias a empresas privadas, já que as entidades públicas falharam completamente as suas obrigações?
Com estes falhados a tomar conta de tudo o que é público, não vamos andar na "nova" EN-361 nem no carro funerário que nos possa levar de regresso à terra.

Um comentário:

Anônimo disse...

já viu bem o buraco onde se enfiou?!
está interessante o cartaz, nunca tinha visto nada assim.


e as ferias como vão stor?
ontem fui á serra da estrela, lá mesmo a cima :D