quarta-feira, 22 de agosto de 2007

SONHOS DE VERÃO

De vez em quando sonho. E gosto, sabem? normalmente são sonhos bons, agradáveis e fico chateado quando acordo, bem, na verdade eu fico sempre chateado quando acordo, mas se o sonho acaba porque o sono acabou... é mesmo, fico aborrecido, até porque depois não me lembro nunca dos pormenores e em sonhos bons, os pormenores são sempre ainda melhores. Ele são férias nas Caraíbas (se me fizerem um bom desconto eu até vou com furacões de grau 5), passeios na beira-mar com a "miss universo", viagens de mercedes descapotável, com o pessoal todo a olhar, as acções que eu comprei na bolsa todos os dias a subir 10%... vale ou não vale a pena sonhar?
Acho que sonhar não é pecado... é só por pensamentos, palavras e obras, portanto nada de críticas cá ao rapaz, que a liberdade de sonhar deve estar constitucionalmente consagrada. E que bom é sonhar, em contraponto com a realidade...
A realidade é outra coisa, sim, mas muito desagradável na maioria dos dias, especialmente nestes dias de Agosto, até porque eu sinto que quando estou desperto para a coisa, os outros, especialmente os responsável devem andar por aí a sonhar, ou cheios de sono, que vai dar ao mesmo.
Então não é verdade que no verão há fogos? pois, mas os aviões para combater os fogos chegaram em Agosto e só vão ter licença para voar dentro de dois meses, ou seja, em Outubro é que vai ser apagar fogos...
Outra coisa que me intriga é que há empresas privadas que compraram aviões para apagar fogos, que essas empresas recebem dinheiro quando voam para apagar fogos e que (isto sou eu a pensar) se não apagarem fogos não recebem. Ora bem, eu não quero pensar que essas empresas vão dar lucro se não houver fogos. Daí...
Não seria melhor o Estado, o principal interessado em que não haja fogos, ter meia dúzia de aviões para apagar fogos e que quanto menos houvesse e menos apagasse mais lucrava ( se o Estado lucra, lucraríamos todos, penso eu...)
Mas ainda ninguém reparou que os fogos são quase todos os anos no mesmo sítio, ou aí perto? No concelho onde vivo, quando me dizem que há fogo olho sempre para os mesmos locais e acerto sempre. É sempre a norte! há freguesias que todos os anos têm fogos e outras que nunca têm... será preciso mais para encontrar os "fregueses"? Então os responsáveis ainda não repararam que nos três meses de verão deveriam fazer uma vigilância nas zonas onde sistematicamente há incêndios? Durante alguns anos o Instituto da Juventude seleccionava jovens, em férias escolares, para fazerem vigilância aos fogos em todo o concelho onde resido. Os resultados foram muito positivos e durante esses anos quase não houve incêndios. Os responsáveis acabaram com essa vigilância. Será porque os aviões não tinham trabalho e já começavam a dar prejuízo?
Sabendo-se quais as zonas que habitualmente se incendeiam (não acredito nessa do negócio da madeira, nem que haja incendiários, não...) não seria melhor formar pequenas equipas motorizadas para vigiar esses locais durante o verão, em vez de estarem nos quartéis de bombeiros à espera de serem chamados? Não seria a presença dos bombeiros no terreno dissuasora de comportamentos criminosos?
Mas entretanto eu creio que tudo se vai resolver com uma chuvinha de Agosto, porque os responsáveis... ou estarei a sonhar?

Nenhum comentário: