sexta-feira, 24 de agosto de 2007

MORANGOS

Alguma comunicação social precisa de estrelas, sensação, espectáculo e mortes, muitas mortes, se possível em directo e com enviado especial no local, alguma comunicação, digo eu, para não me catalogarem de crítico ácido e irresponsável. Daí o "alguma" dar uma certa tranquilidade, porque todos os comunicadores sociais pensarão que não é com eles, que afinal eu estou a referir-me apenas aos títulos garrafais do "CM", algumas crónicas do "Expresso", uns títulos do "Publico", umas novidades do "Diário Económico" ou com muito a propósito ao "Diabo", ao "Crime" e à "Gaiola Aberta" (acho que os dois últimos já se finaram...). Mas também e especialmente à TV, onde se vêem a cada dia muitas "telenovelas" que para além de histórias de amor que ninguém usa, promovem uns jovens eleitos em "casting", como soa bem dizer, muitas vezes sem saberem o antes nem perspectivarem o "depois da novela". E o problema é mesmo o que se passa depois da glória da TV, naquele momento em que o produtor escolhe o momento da última filmagem para dizer ao "actor" que "não te preocupes que para o mês que vem começa outra novela e eu depois contacto-te". O artista, que até já era reconhecido na rua e dava autografos em sessões no shoping, começa a convencer-se que afinal deveria ter tido mais cautela, que o carro que comprou podia ter sido mais económico e o dinheirinho ganho com alguma facilidade já desapareceu...
Os estudos ficaram para uma próxima oportunidade e as companhias menos capazes são as que ficam (são sempre as más companhias, não?). Tudo isto a propósito de uns actores dos "Morangos" que, segundo os jornais, foram apanhados pela polícia em acções menos recomendáveis, um deles até faria parte de um bando de delinquentes que assaltava à mão armada e agredia as vítimas. Não queremos pensar que aprendem estas coisas nas novelas, mas muitos dos textos que têm de decorar são tão fantasiosos que às tantas, os actores confundem a ficção com a realidade.
Se já não davamos grande crédito a esta tontice das TVs em realizar produções de novelas às dúzias, está a ficar claro que os "artistas" estão cada vez mais à altura do que se vai produzindo.
Mas se quiserem continuar a manter o nível, contratem este governo. Eles produzem e realizam cada novela...

Nenhum comentário: