domingo, 12 de agosto de 2007

200.000 À ESPERA?

"Duzentas mil cirurgias em lista de espera nos hospitais públicos"!!!
Lá vinha no "Diário de Notícias" o título, na verdade um título de arromba, acho até com mais impacto que o título do Sporting na "Supertaça", ainda por cima carimbado com o subtítulo que dava conta da satisfação do ministro, na medida em que eram mais, muitos mais, há uns meses atrás, aqueles que esperavam por uma cirurgia nos hospitais.
- 200.000 é uma gota de água! terá dito o ministro Correia de Campos, depois de ter pedido ao cunhado Louçã, para lhe confirmar que em 2006 havia mais à espera...
- Mas o senhor ministro acha mesmo que 200.000 à espera de uma cirurgia é pouco?, perguntou-lhe um morador de Ranholas, que já espera por uma operação ao apêndice desde que acabou a 2ª Guerra Mundial...
- Olhe meu amigo, o Zao Zhiang disse-me esta semana numa conferência internacional que só na China existem 200 milhões à espera de uma cirurgia... e eram mais, mas muitos conseguiram fugir para Portugal. As "lojas dos 300" é só uma fachada, eles querem é uma cirurgia aos olhos, daí o facto de termos 200.000 em lista de espera. E o senhor ainda não foi operado ao apêndice?
- Eu fui, sim... mas quando acordei tinham-me cortado outro apêndice em vez do que me provocou a apendicite aguda... a minha mulher até pediu o divórcio... e continuo na lista.
Na verdade há muitas dificuldades nesta tarefa ingrata de zelar pelo bem estar dos cidadãos e todos sabemos que em inúmeras ocasiões até acontecem casos de cirurgias que se fazem sem necessidade, passando à frente de outras bem mais urgentes, apenas para tratar de aspectos relacionados com a beleza e em muitas ocasiões efectuadas em hospitais públicos e com o dinheiro de todos nós, como por diversas vezes tem sido referido nos meios de comunicação social, apenas porque há pareceres médicos que atestam a necessidade dessas cirurgias para atingir o bem estar psicológico do paciente e melhorar a sua auto-imagem.
A minha experiência pessoal levou-me ao Hospital de Santa Maria a uma consulta externa, com uma otite horrível em estado muito avançado. O médico, muito gentil, observou e tirou a conclusão:
- O senhor tem de ser operado! mas entretanto tome estes comprimidos e venha cá no próximo mês...
No mês seguinte, com outro médico, muito atencioso:
- O senhor tem mesmo de ser operado! mas entretanto...
Na 12ª consulta, gritei com o 12º médico e... o senhor doutor marcou a operação. Hoje, 24 anos depois, sou um cidadão feliz e aproveito para agradecer ao dr. Mário Andreia o favor que me fez.
Entretanto...
- Oh senhor Ministro, então vou ter de esperar quanto tempo mais?
- Não perca a paciência, homem. Na última reunião do governo alguém perguntou se havia lá alguém com tomates e ninguém respondeu... já tinham ido todos à cirurgia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Somos o país do faz de conta! e o amigo com a ironia que lhe é peculiar retrata fielmente o que se passa naquele que deveria ser o sector social mais apoiado material e financeiramente pelo governo que temos!
Mas eles são umas bestas...os anteriores também o eram...e o zé povo também é culpado, o amigo também, porque se calhar voto neles...enfim viva o SLB. - Mário