sábado, 11 de agosto de 2007

OH FERREIRA, LIGA A NET!

Esta semana fui dar uma ajuda a uma familiar... umas portinhas para pintar, uns armários para montar, umas lâmpadas, tudo aquilo que uma casa precisa e em que um homem é absolutamente necessário, com as excepções limpeza e cozinha, naturalmente. Acho até que sem necessidades deste tipo, ou este tipo de necessidades, havia muito mais mulheres a viver sós, o que se não fosse uma sorte, seria um desperdício...
Bem, mas o cerne (que tal?) da questão centra-se no facto de eu levar o computador portátil comigo, utensílio que não dispenso nem que seja para ver as fotos das férias do ano passado ou em último caso ouvir as músicas gravadas e guardadas à borlix no ficheiro das "minhas músicas" (minhas?).
Mas eu levava uma secreta esperança, que se resumia a aproveitar os tempos livres, para através do wireless do pc encontrar umas redes sem fios (e sem segurança) para navegar na internet à boleia de um qualquer membro do condomínio. Então não é que a busca deu mais de 20 amigos da vizinhança com rede de internet? mas só dois ou três tinham aquela coisa sem segurança, porque todos os outros devem ser muito desconfiados...
Lembrei-me da vizinha da minha infância que, para meter conversa gritava lá do fundo do quintal "oh vizinha, tem um raminho de salsa que me empreste? fui à praça e esqueci-me...". Dentro de algum tempo vamos ouvir a vizinhança a gritar "oh vizinho, não se importa de pôr a sua net sem segurança, só por um bocadinho? tenho cá o meu filho e ele gostava de ir ver os e-mails no portátil..."
Encontrei então o Ferreira com "força de sinal excelente", mas... estava em segurança. Tentei o Trindade, com menos força no sinal (talvez fosse o do rés-do-chão), o que também não dava, bem como muitos outros com nomes esquisitos, o MX15, o Dartagnan... uma cambada de garganeiros que não me deixavam entrar à borla na net.
Até que cliquei no "Linksys", com "força de sinal fraquinha", mas sem segurança e... ligadinho da silva! é claro, estão a ver, aquilo caía vezes de mais, a página do iol demorava uma eternidade a abrir, o "messenger" só deu para conversar 10 minutos com os amigos, mas foi uma emoção andar assim na net... até lembrei aquelas noites do início dos anos 90, com o cartão telepac (30 horas/5 contos) que me fazia ir ao multibanco carregar a net às 4 da manhã...
Mas não posso esquecer o Ferreira com a "força de sinal excelente"... tive mesmo vontade de ir à janela do 3º andar e gritar "oh Ferreira, liga a net sem segurança, só para eu ver o correio!"

Nenhum comentário: