terça-feira, 4 de dezembro de 2007

XTÔ XOKADO!

Os alunos portugueses com 15 anos de idade ficaram abaixo da média da OCDE e parceiros, em conhecimento geral, ou seja, com 57 países à nossa frente na classificação geral do conhecimento.
Parece que não ficámos mais atrás porque a Guiné, o Sudão, a Etiópia e todos os outros nem tiveram conhecimento da prova, ou não tinham esferográficas para todos.
É tão mau que desconfio que até mesmo na adição os nossos miúdos falharam, tão habituados estão a ver os pais a fazer provas de subtrair nas contas do mês, lembrando-me dos "gatos" quando dizem que há coisas deprimentes... nada tão deprimente como o anúncio televisivo em que fecham a porta a quem pede para fazer um telefonema, pois, pois, as coisas têm graça quando não chocam com o bom senso, não é? os nossos jovens de 15 anos vão perceber que aquilo é piada, ou vão fazer pela vida fora como os gatos, fechando a porta a quem precisa de ajuda?
Bem, já me estou a desviar da média, mas percebo no final da notícia que se o exame fosse feito unicamente pelos miúdos de 15 anos que andam no 10º ano de escolaridade, como deveriam andar todos, a média era superior e teríamos ficado entre os primeiros, ou seja o problema é que os agentes do PISA (o programa de exame) seleccionaram jovens de 15 anos independentemente de andarem no 10º ano, no 7º, no 5º ou nos Centros de Recuperação Infantil.
Como temos a mania de nos auto-flagelarmos, aceitamos que nos tratem um pouco pior do que nós na realidade somos, pois profissional do ensino há uns anitos, vejo que a maioria dos alunos se preocupa, trabalha e estuda, até porque vêem os pais com dificuldades, também provocadas pela falta de estudo quando tinham a idade deles.
Um dos problemas actuais é a facilidade com que se "usa e deita fora", qual chiclet, especialmente naqueles programas televisivos, onde a luz fascina jovens ainda em construção, incapazes de perceber que uma ida a um concurso não é o fim da estrada e que sem trabalho e muito esforço não conseguimos ser bons em nenhuma actividade.
Parecendo que não, houve nos últimos anos alguns programas de tv que nos dão o lado do palco e o outro lado "da noite" onde se vêem jovens transpirando, repetindo até à exaustão esquemas, vozes e sons, para que nada falhe no momento de "glória", transmitindo a noção de que é preciso muito empenho para que tudo pareça fácil e natural.
Essa treta de que somos um país de atrasados mentais e formamos legiões de analfabetos só pode ser suportada por comentadores sociais que querem 80% da população a saber de tudo e mais alguma coisa, quando na verdade as sociedades se têm desenvolvido com os 20% de tecnicos de alta qualidade e 80% de trabalhadores regularmente formados, informados, atentos e respeitados.
O grande problema é que na actualidade o vigarista e o jovem dos "gangs" têm tempo de antena na tv e os que trabalham, estudam e se esforçam passam anónimos... estão a ver como isto está virado? dá mais nas vistas o "artista" que se pavoneia no centro comercial com o telemóvel caro que aqueles que queimaram as pestanas a inventá-lo... alguém sabe quem é o indivíduo que desenvolveu a ideia do telemóvel? gostava de lhe dar um abraço!

Nenhum comentário: