quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

26% ESTÃO OPTIMISTAS!

Apenas 26% dos portugueses estão optimistas, quando todos sabemos que nos últimos 60 ou 70 anos a sociedade evoluiu de tal maneira que em muitos sectores da vida económica e social, a análise comparativa, mesmo que superficial, nos levaria a uma quase absoluta opinião de que o nosso país melhorou imenso.
Alguém dizia que os optimistas são apenas pessimistas distraídos, na medida em que a essência do nosso comportamento individual e colectivo foi-se formando ao longo dos séculos como um repositório da culpa "paradisíaca", não, não me estou a referir ao Havai ou às Seychelles, mas sim ao Adão, à Eva e à mordidela da maçã.
Conta-se até que os nossos primeiros companheiros de percurso, foram expulsos do Paraíso apenas por um mal entendido, tendo Adão comido a maçã, quando lhe tinham dito para comer a Eva. Um erro que transportou o sentimento de culpa até aos nossos dias, espelhado nesta conclusão culpabilística de 74% de pessimistas. É obra!
Então o estudo escolhe aspectos fundamentais para chegarmos a tanto pessimismo, dos quais destaco "juventude". Quando se fala de juventude a uma sociedade envelhecida, querem que o pessoal se encha de optimismo e comece a rir às gargalhadas? Depois vêm a "beleza", num país onde a maioria da população gosta de loiras de olhos azuis e o que nos sai na rifa são morenas de cabelo preto e com influências árabes... querem a malta optimista?
Reparem bem nos anúncios publicitários, outro importante parâmetro influenciador do nosso baixo índice de contentamento, com paisagens de sonho, mulheres sempre sorridentes, propondo-nos férias, viagens, créditos, automóveis topo de gama... e eu pergunto como é possível aumentar o número de optimistas neste país?
É claro que se mostrassem as coisas boas do dia a dia, a malta a ler o jornal sem pagar, enquanto bebe um cafézinho por um terço do preço da Europa desenvolvida, uma espreitadela grátis à porta do tribunal para ver o pai da menina que foi raptada pelo pai biológico, que fugiu com a mãe de acolhimento e foi preso por engano, a cerveja do hipermercado a 0.20€, o que proporciona bebedeiras ao preço da chuva, o horário que não se cumpre, o cozido à portuguesa feita pela Eugénia a 5,00€, que não se encontra nem no Zimbabué...
Suspeito até que este pessimismo só se justifica porque o Benfica não ganha nada há uma data de anos e temos seis milhões de benfiquistas, não é?
Em relação às telecomunicações, com tanta oferta, ninguém acerta no modelo de tv, dvd, pc, hi-fi, playstation, gameboy, mp3 e telemóvel de última geração... phone-ix!!! Como podemos estar optimistas?
Nas bebidas, querem que bebamos tudo sem alcool, ficando com frio no inverno e calor no verão, sabendo que umas boas cervejas, bem geladas, só podem tornar-nos mais optimistas. Esta censura do século XXI é pior que a inquisição, já para não falar no tabaco que nos querem tirar, um meio privilegiado de relação social ("desculpe, tem lume?") e que nos dava aquele optimismo que nos fazia avançar... qualquer dia é o café que provoca hipertensão, como podem querer o pessoal optimista?
A Comunicação Social, parâmetro de investigação do nível de optimismo? essa não lembra ao diabo! Com tanta notícia pessimista, querem que a malta se ria?
Bem, é melhor não falarmos mais nisto que estamos quase no Natal e nada melhor que umas filhós e uns coscorões para aumentar a percentagem. Façam um inquérito no Natal e vão ver que chegamos com facilidade aos 80% de optimistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh, Eh,...olha p´ra mim a ficar optimista,...não fosse a porra da perna que me dói, o imposto autárquico, a conta do infantário e colegas de grupo chatos comó raio...