terça-feira, 10 de julho de 2007

E LADRÕES? E LADRÕES?

Pois muito bem, eu tenho andado a ver se consigo encontrar alguma coisa boa, mesmo, mesmo boa, para dar a conhecer ao povo, à net, a todo o planeta... eu sei que não me lêem o suficiente pois só assim se compreende que no meio destas quase diárias desgraças, ainda haja tanta gente a decidir vir para este cantinho da europa, a quase "arrecadação" desta casa europeia... eu ia chamar-lhe a "dispensa" da casa europeia, mas arrepiei caminho ou então tinha de dizer que a dispensa estava vazia, senão vinham mais.
E o que me levou a titular (esta de titular terá a ver com o subconsciente de um professor no nono escalão?) esta crónica de "e ladrões? e ladrões?" é só por um pormenor economicista relaccionado com alguns economistas da treta, que nos enchem os ouvidos de larachas de teor económico, para adormecerem a malta, mas o que é que eu hei-de fazer? tirei a 4ª classe a aprender a tabuada à reguada e nunca mais me esqueci de fazer contas. Acontece que estes "Metêlos" da economia metem água como o caraças, e só porque o preço do barril de petróleo sobe uns dólares, "aqui del rei" que a gasosa tem de subir (descer, está quieto!) porque e tal, e o "brent" e o "nasdac" e o "iraque" e o "afeganistão" e o maluco da "venezuela"...
Esses rapazes da economia serão aqueles "totós" a quem a SIC perguntou quantos eram 7 x 8 e não responderam? ou tiraram o curso na Independente?
Tudo isto para dar uma achega a estas contas do petróleo:
2001 - gasóleo a 0,50€/ litro, barril a 40 dólares, dólar a 1,1€ - custo do barril de crude= 44€ o barril;
2007 - gasóleo a 1,09€/ litro, barril a 75 dólares, dólar a 0,73€ - custo do barril de crude= 54€ o barril.
Comparando os custos verificamos que entre 2001 e 2007 o barril de crude aumentou 25% (vinte cinco por cento), uma vez que o dólar, a moeda de compra se desvalorizou cerca de 35%.
E quanto aumentou o gasóleo? quanto? 119% (cento e dezanove por cento)!!!
E ladrões? e ladrões?
Acho que são quase 10 milhões...

Nenhum comentário: