segunda-feira, 20 de abril de 2009

PALAMÓS 2ª EDIÇÃO




Pela segunda vez o IES de Palamós/Catalunha e a ES de Alcanena levaram a efeito um intercâmbio escolar capaz de proporcionar um desenvolvimento pessoal e relacional, entre jovens de diversos países, levando-os a conhecer outras realidades sociais e desportivas, no caso em apreço.
Josep Blasco é um colega professor de Ciências que de há uns anos a esta parte tomou nos seus ombros a responsabilidade de construir um clube desportivo, representante do Instituto de Estudos Secundários de Palamós, escola onde estudam e praticam várias modalidades em tempos extra-curriculares várias centenas de alunos, onde o corfebol é considerado o desporto ideal, pela característica muito própria de englobar equipas mistas, tendo conquistado nos ultimos anos vários títulos da Catalunha, uma região de Espanha com características próprias e uma língua própria bem definida em relação ao castelhano.
Também o badminton revelou excelentes jogadores, alguns deles campeões de Espanha em vários escalões etários.
Os jovens portugueses revelaram qualidades tanto na parte cultural como desportiva, em competição com jovens espanhóis (IES Palamós e IES Montgri) e alemães (DJK Rheda), conquistando o 1º lugar na modalidade de futebol de 7 (3 vitórias), o 3º lugar em Corfebol, Basquetebol e Badminton, bem como o 1º lugar individual na modalidade de Ténis de Mesa.
O intercâmbio com o IES de Palamós/Catalunha incluiu ainda uma visita à cidade de Barcelona, bem como a assistência ao Circuito Renault Series de Barcelona onde estiveram presentes cerca de 90.000 espectadores e a troca de experiências entre as várias comitivas presentes.
Dentro de dez dias será a vez de recebermos em Alcanena e na Escola Secundária a comitiva catalã, composta por vinte alunos e professores, facto que acontece pela segunda vez na nossa vila, depois do intercambio de 2007, iniciativa que tem o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e de uma dezena de empresas do concelho.
Está em elaboração um projecto de intercâmbio, no âmbito do programa "Comenius", apoiado pela União Europeia, com escolas da Turquia, Alemanha, Espanha e Portugal (Alcanena), sabendo-se, por experiências anteriores, da dificuldade de concretização de projectos desta natureza, mas as escolas envolvidas acreditam na qualidade das acções a levar a cabo.
Os professores envolvidos no projecto de intercâmbio desenvolveram todas as acções necessárias, viagens, alojamento, deslocações, visitas de estudo, actividades desportivas e alimentação, fora dos seus tempos lectivos, ao longo de vários meses, sacrificando até fins de semana, para centrar a sua acção no desenvolvimento integral dos seus jovens alunos.
E porquê realçar tudo isto num momento em que os professores são confrontados com uma avaliação que contempla da mesma forma um intercâmbio internacional de uma semana com uma visita de estudo a uma central de tratamento de lixo, com partida pela manhã e regresso à hora de almoço? Ah, já me esquecia, os professores não receberam qualquer verba para compensação das 120 horas de trabalho que durante uma semana, de dia e de noite dispenderam para o desenvolvimento integral dos jovens. Esperemos que a parte que nos cabe na recepção dos jovens catalães, esteja à altura do bom acolhimento que nos prestaram e para isso o apoio dos pais e encarregados de educação é fundamental.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com a responsable de l'organizació de la III Trobada d'esport i joventut que s'ha desenvolupat a Palamós entre els dies 15 i 20 d'abril, volem agraïr l'actitud participativa i amical del grup d'alumnes de l'Escola Secundària d'Alcanena, i molt especialment dels professors acompanyants que han estat les 24 hores del dia atents a qualsevol necessitat dels seus alumnes i han sabut transmetre l'esperit d'aquestes trobades esportives i de convivencia jovenil. Estic segur que a les vides d'aquests 60 alumnes participants de diferents paissos europeus, la seva estada a Palamós serà un fet que mai oblidaran.

Amb "saudade" dels moments compartits i amb il·lusió pel que ens espera a la nostra visita a Alcanena, us volem dir a tots els participants GRÀCIES.

JOSEP ANTONI BLASCO
President de l'AEE IES PALAMÓS

Anônimo disse...

Des de l'Associació Esportiva Escolar de l'IES de Palamós us volem agrair la vostra participació en la III TROBADA INTERNACIONAL D'ESPORT I JOVENTUT que s'ha desenvolupat a Palamós entre el 15 i el 20 d'abril.
L'actitud participativa i amical dels alumnes de l'Escola Secundària d'Alcanena.
Volen agrair especialment la dedicació dels professors acompanyants del grup per transmetre als seus alumnes l'esperit participatiu i de convivència que omple cada activitat que forma part del programa.
Esperem i desitgem que les activitats programades hagin constituït un seguit experiències que hagin omplert les expectatives dels alumnes i professors que ens han visitat. Si ha estat així sentirem que hem complert amb el més important dels nostres objectius. En els temps que ens ha tocat viure, els responsables de l’educació i formació de les noves generacions tenim un paper fonamental en quant a la seva integració europea. Aquesta integració només s’aconseguirà a partir de la coneixença i de la convivència.
Recordem amb “saudade” els bons moments compartits i esperem amb il•lusió la nostra visita a Alcanena a partir del proper dia 29d’abril.
JOSEP ANTONI BLASCO
President de l'AEE IES PALAMÓS

vitorpt disse...

Meu caro Josep,
agradeço estas palavras amigas, mas não posso deixar de dar os parabéns a todos os que contribuíram para o êxito da vossa organização em Palamós, em especial para ti.
Tudo o que de bom passamos em Palamós nos responsabiliza para que a vossa estadia em Alcanena entre 29 de Abril e 5 de Maio seja um êxito.
Obrigado por tudo!