quarta-feira, 8 de abril de 2009

ISTO ESTÁ MAU...

Eu diria mais, isto está mesmo mau... acho até que isto vai continuar assim, de tal maneira que já ninguém se lembra em que ano isto esteve bom, se é que alguma vez esteve bom, dizia-se até que éramos um povo cinzento, triste e cabisbaixo desde que Egas Moniz colocou uma corda ao pescoço, desgostoso da infâmia e foi pedir desculpa ao rei de Leão pelas aportuguesadas trapalhadas do auto-nomeado Afonso Henriques... ou terá sido no tempo da ditadura salazarista, aquela do " quem manda em casa é a mulher, mas quem manda na mulher sou eu", que era uma máxima da tal dita, mas que dura até aos tempos actuais, basta ver e ler o "Correio da Manhã" todos os dias? estou confuso, mas não sei porquê lembrei-me daquela do "pobrete, mas alegrete" sempre que vejo o quase democrata Jardim a brincar ao carnaval, lá na ilha, pois que se um foi ditador por lá estar quarenta anos, este que está no poleiro há trinta é o quê?
Bem, continuando o assunto, eu acho que com o ouro do Brasil houve ali um período de vacas gordas, um superavit das finanças públicas, capaz de nos dar uns conventos e mosteiros, mas a matéria prima continuou genericamente analfabeta e inculta, tal e qual como hoje, só que sem mc`donnalds americanos, levis51 ingleses, férias caribenhas, telemóveis nokia suecos, pc`s toshiba japoneses, empréstimos no santander espanhol... é mesmo, isto está mau, eu diria mais, isto está mesmo mau!
Economistas devidamente registados na Ordem, manifestam uma crescente preocupação com a nossa situação, nossa quer dizer, do país, até porque temos uma dívida enorme, não conseguimos vender nada ao estrangeiro e importamos e pedimos empréstimos ao mesmo, descobrindo ao povo que aqueles lucros enormes de milhares de milhões da banca eram só com zeros à esquerda em vez de zeros à direita, havendo até bancos que não tinham contas, não tinham agências, não tinham funcionários, apenas mantinham uns administradores para atender os clientes, que em vez de estarem quietinhos numa qualquer off-shore, ainda tinham a mania de telefonar a fazer perguntas. Bem, eu acredito que todos esses mc`donnalds, levis, telemóveis, pc`s, etc são feitos por cá e vendidos para o estrangeiro em grandes quantidades, porque todas as semanas vejo no mercado as sobras à venda, de todas as marcas famosas que nos levantam o ego e dão a imagem do homem e da mulher de sucesso.
Mas isto está mau, eu diria até que isto está mesmo mau...
Então não é que estes economistas diziam que o país só levantava a cabeça se a poupança fosse uma realidade? pois agora não é bem assim... o povo começou a ter medo da situação e vai daí começou a gastar o mínimo possível e a meter dinheiro em contas poupança, à média de trinta milhões de euros por dia! mais de mil milhões de euros de poupança por ano!!! e, meus amigos, assim não vamos lá, dizem os economistas... é que sem consumo o mercado não sai da cepa torta em que se encontra, o que convenhamos lembra-me a história da pescadinha de rabo na boca.
Isto está mau, eu diria que isto está mesmo mau!
Ah, hoje vi as notícias e soube que as câmaras municipais devem apenas 6,6 mil milhões de euros, tendo o cuidado de referir que o "apenas" foi justificado por um economista que disse para quem o quis ouvir que o "Metro", a "CP" e algumas outras empresas públicas devem mais que todas as câmaras juntas, o que me recorda que isto está mau, eu diria que isto está mesmo mau, mesmo observando o sorriso do economista quando estava a referir estes dados, talvez porque a televisão nos dá uma ideia de que quem lá vai parece até que não deve nada a ninguém.

Nenhum comentário: