quinta-feira, 2 de abril de 2009

O OUTRO LADO DA COISA...

Estive um mês de férias, não porque estivesse programada esta paragem nas habituais crónicas, mas é mesmo verdade que quanto menos escrevemos menos nos apetece... lembrei agora que a maioria das coisas na nossa vida funcionam dentro desse princípio. o que de certa forma vem ao encontro do interlúdio verificado e também porque uma pessoa que começa a fazer crónicas em que sistematicamente diz mal do sistema, do governo e do treinador da sua equipa de futebol, acaba por se viciar e adeus independência, adeus crítica desengajada, adeus lucidez. Este mês sem crónicas fez-me retornar à luz que ilumina qualquer pessoa que, embora crítica, tem o à vontade e a inteligência de bater por um lado e louvar pelo outro, até para salvaguardar a hipótese de um convite para fazer parte de um qualquer aparelho partidário ou governamental...
É que eu já me estava a ver uma cópia distorcida de um qualquer Vasco Pulido Valente ou Francisco Sousa Tavares, a quem alguém que não lembro cognominava de "cara de cavalo", não tanto pela afinidade com uma qualquer burrice, mas apenas porque o homem tinha sempre uma irresistível vontade de mandar as patas traseiras ao ar, salvo seja, quando a conversa não lhe agradava.
Ora este intervalo deu-me a noção de que fazer crónicas a dizer mal de tudo e de todos, não é mais do que o que fazem 98% dos bloguistas deste país, com excepção dos poetas, da cáritas e da santa casa da misericórdia... ou seja, eu estava aqui a perder o meu tempo apenas dissertando sobre assuntos que já outros 50.000 tinham escrito na véspera, nos seus blogs, o que me levou a concluir que ou mudava o foco das minhas crónicas ou ainda acabava numa daquelas manifestações que se realizam em cada reunião dos G20, com viagens, alojamento e subsídio governamental garantido num qualquer programa europeu de apoio a jovens criadores.
A partir de agora escusam de vir aqui para ler crónicas destrutivas sobre o governo, a republica, as câmaras e as juntas de freguesia, que isso é chão que deu uvas... vou escrever sobre coisas boas, agradáveis, felizes e positivas, ou ainda não repararam que, por exemplo, ainda temos 90% de empregados em Portugal? é muito positivo não? acho que é obra do governo, não sei...
Mas não é só isso, então e os cerca de um milhão de estudantes que andam na escola em contraponto com os trinta mil que acham melhor andar a gamar em vez daquela "seca" da matemática, porque o Estado Social não quer saber dos licenciados, mas para os indigentes, analfabetos e preguiçosos há o "rendimento social de inserção", as isenções, prescrições e outras situações favoráveis, então dizia eu, esse milhão é também cerca de 95% da população jovem e estudam...
Já viram que temos um dos países do mundo com mais proprietários privados de habitação própria e secundária, também na casa dos 90% das famílias, claro que com muitas dívidas e prestações em atraso, mas efectivamente uma percentagem só comparável à do Kadafi na Líbia?
E automóveis, televisões LCD e plasma, telemóveis, portáteis desktop e laptop como dizem os entendidos, o que é que têm pra me dizer? 70%, 80%, 90%, 100% e até 120% como já vem nas estatísticas?
Sim, sim, sei que a dívida pública já ultrapassa os 100% do PIB, mas... é uma bela percentagem, não acham?

Nenhum comentário: