sexta-feira, 24 de abril de 2009

ORA TOMA QUE É LUXO!

Ando um pouco atarefado, o que de certa forma compensa uns dias de descanso que usufruí na Catalunha, porque nesta vida chega sempre a hora de dar, antes ou depois de receber... e nem queiram saber porque razão um professor deixa os seus tempos livres, sábados, domingos e feriados, sem qualquer remuneraçãozinha extra ou subsídio, para proporcionar um intercâmbio desportivo, social e cultural entre jovens de diferentes países, como foi o caso do intercâmbio que realizamos na Catalunha com malta de Portugal, Espanha e Alemanha e que vamos realizar nesta pequena vila de Alcanena, o tal interior de um dos mais pobres países da Europa desenvolvida, segundo os critérios mais que comprovados de uma qualquer comissão com sede em Bruxelas.
A propósito, o meu colega Miguel realizou esta semana um intercâmbio desportivo com a Escola Sebastião da Gama, de Oeiras, uma cidade mais que desenvolvida da zona metropolitana de Lisboa e no final constatamos que os jovens de Oeiras ficaram positivamente surpreendidos com as condições da nossa escola e da vila que visitaram... são excelentes pavilhões em Alcanena e um ginásio dos anos 50 em Oeiras, é uma pista de atletismo de tartan em contraponto com uma "rua" de alcatrão onde fazem corridas e saltos, são piscinas cobertas onde os jovens da província têm as aulas de natação em contraste com a possibilidade de um mergulho na praia de Oeiras nas últimas aulas do ano... é uma visão diferente que se ganha quando somos confrontados com a realidade que desconhecíamos, pelo que todo o trabalho de preparação, realização e conclusão do intercâmbio é o prémio que o Miguel mereceu e recebeu dos colegas e da comunidade escolar, assim como o fazem milhares de professores por esse país, sem que o Ministério da Educação, preveja por tudo isso de um pontinho mais na avaliação pedagógica dos professores.
Mas voltando à "vaca fria" comecei a mexer os cordelinhos para que a parte cultural do intercâmbio ficasse preenchida quando os jovens catalães nos visitarem, vai daí contactei o CCB (Centro Cultural de Belém) e...
- ... sim, sim, 30 jovens mais professores, quanto custa?
- é gratuito, temos muito gosto em vos receber...
Contactei também o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém...
- sim, sim... e quanto custa?
- é gratuito, temos muito gosto em vos receber...
E que tal uma visita ao Porto, afinal os nossos amigos vêm de avião por lá... talvez o Palácio da Bolsa...
- ... sim, sim... e quanto custa?
- é gratuito, temos muito gosto em vos receber...
Pensei então nas Caves do Vinho do Porto em Gaia e liguei...
- ... sim, sim... e quanto custa?
- é gratuito, temos muito gosto em vos receber...
Depois de tudo isto lembrei-me do Estádio do Dragão, até porque o futebol está na ordem do dia, toda a gente gosta da bola, são jovens...
- ... sim, sim, são 30 jovens e 3 professores... e quanto custa?
- sabe, às 4ªs feiras não há visitas, mas aqui o meu colega está a informar que por especial favor pode realizar-se a visita e são apenas 7 (sete) euros por pessoa.
- obrigado e desculpe a maçada, mas provavelmente não vamos ter tempo de fazer a visita... fica para outra ocasião.
E fiquemos por aqui, façam o favor de "descobrir as diferenças", como se fazia com aqueles bonecos, quase iguais, que eram publicados no "Diário Popular".

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Lúcio

Lixaste-me um tema para uma boa crónica. É que pérolas saloias dessas de ter de pagar para ir ver a relva do Dragão só não será motivo de galhofa porque foi realmente verdade...Apetece é mesmo chorar. Na realidade o portuga é capaz de achar mais piada ver os tipos a maltratar a chicha do que perdcer o seu precioso tempo entretido com manuelinisses no mosteiro dos Jerónimos, ou a ver as caves do vinho do Porto. É de homem!!!
Abraço
Miguel