segunda-feira, 28 de abril de 2008

HOJE É QUE DEVIA SER FERIADO...

O 28 de Abril é que deveria ser feriado! Pronto, não há nada a fazer, eu deveria ter tomado a decisão três dias mais cedo e tudo teria sido perfeito, calharia no 25 de Abril e eu comemoraria em grande, mas para as grandes decisões não há marcação, elas acontecem sem que nós tenhamos necessidade de preparar, organizar e tomar medidas previamente... bem, não será tanto assim, mas se repararmos a nossa vida está cheia de vitórias nas ocasiões menos prováveis, eu até penso que o "euromilhões" vai chocar comigo um dia destes, mas não consigo calendarizar a coisa.
Tomei a decisão de casar de um dia para o outro, a habitação fez-se sem dinheiro, contrariando qualquer projecto de curto, médio ou longo prazo, mas apenas porque não se podia dormir na rua, o segundo filho veio desprogramado sete anos depois da irmã, para resolver um problema de carreira profissional da mãe... e ainda bem que veio, os carros foram sendo comprados, não obedecendo a qualquer critério de planeamento económico, mas quando calhava e sempre quando não havia dinheiro que chegasse, a decisão de tirar um curso superior foi tomada entre duas refeições, olhando o telejornal, sem que alguma vez se tivesse discutido em família... enfim, tudo seria diferente e para pior se o hábito fosse fazer as contas e planear tudo com tempo.
E o 28 de Abril de 1978 foi mais uma decisão tomada na hora, uma feliz decisão, que me trouxe benefícios imensos, nos campos da saúde, da economia, das relações sociais e da melhoria das condições sociais, tirando-me até da chancela de "quase criminoso" que a sociedade actual quer rotular os viciados. Pois então eu decidi deixar de fumar numa sexta-feira, dia 28 de Abril de 1978! 30 anos passaram e embora hoje os problemas de asma e bronquite me atormentem, continuo a tentar convencer-me que se não tivesse deixado de fumar, a situação estaria bem pior.
Pois nesse dia, fui abordado na escola onde leccionava, por um senhor que me ofereceu uma revista de uma associação anti-tabágica e depois de a ler fiquei convencido, até pela última proposta para deixar de fumar que rezava:
"caso a vontade de fumar seja muito forte, tome um duche de água fria. Verá que o desejo de fumar desaparece, até porque não conseguirá acender o cigarro."
Sem consultas médicas, sem medicamentos e apenas com vontade de pagar as dívidas da habitação que tinha acabado de construir, há 30 anos deixei de fumar!
Por último um conselho aos fumadores:
"Se é contra este governo, deixe de fumar e deixará de lhe dar o dinheiro do imposto para eles esbanjarem",
"Se é a favor do governo, deixe de fumar! eles gastam os seus impostos a tratar as doenças do tabaco".
Além do mais, nos últimos 30 anos, o salário mínimo aumentou 25 vezes (16,5€ em 1974 para 426,00€ em 2008) e o tabaco aumentou 175 vezes (0,02€ em 1974 para 3,50€ em 2008).
Ainda vai continuar a fumar?

Nenhum comentário: