quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O AUMENTO...


É interessante verificar em cada momento a estratégia económica, social, ou até mesmo jornalística, esse tal "quarto poder" que, penso eu, par a par com o "clero pós Woitjla" , a "nobreza política" e o "polvo(!!!)" determinam a forma como nos vamos governando.
Cheguei a casa e acompanhei com muito interesse a "antena aberta", que versava o possível aumento do preço do pão. 50% de aumento (!!!!!) é a inimaginável proposta dos industriais de panificação...
- Cinquenta por cento?
- Ah pois, então não vês que a farinha aumentou 100% nos últimos meses? parece que não lês as notícias...
- Oh pá, eu não tenho ligado muito a essas coisas, lá em casa a esposa é que compra o pão...
- Sim, já estou a ver que não ligas muito, mas se estivesses atento à bolsa...
- Cada vez mais vazia...
- Não é essa, pá... estou a falar do PSI20, do NASDAC, das grandes bolsas de valores, onde o petróleo, os cereais, os minérios são transacionados...
- Olha, se queres saber a minha opinião, o melhor é fechar as bolsas, assim já não se davam esses aumentos escandalosos de 50% e 100%.
- Já estou a ver que tu és daqueles que comem tudo o que lhe põem à frente, sem protestar...
- Ok, vou protestar... mas não estou a entender, os industriais afirmam que a farinha aumentou 100% e só pedem um aumento das carcaças em 50%? acho estranho...
- Sabes, nestas coisas da economia há uma repartiçaõ de custos, uma carcaça tem no seu preço final a farinha, o sal, a água, os fermentos, a electricidade, o gasóleo (queres a carcacinha à porta de casa, não é?), a mão de obra (o trabalho nocturno é mais caro)... e então, não te explico mais, mas a farinha tem 5% de influência no preço final...
- Então uma carcaça de 20 cêntimos tem 1 (um!!!) cêntimo de farinha? ora chegamos à conclusão que um aumento de 100% no preço da farinha, implica um aumento de mais 1(um!!!) cêntimo no preço final da carcaça...
- Pois...
- Estes industriais de panificação sempre me saíram uns malandrecos... quer dizer, se a farinha aumentasse 2,1% e a mão de obra aumentasse 100%, eles iam pedir um aumento de 50% no preço das carcaças? hummm, não me parece...
- Uma vez, no tempo da ditadura, aumentaram as carcaças de 3 para 4 tostões. O governo anti-democrático interveio e baixou de novo as carcaças para 3 tostões, mas este que é democrata, já disse que esse pretenso aumento seria escandaloso, mas assegurou que não vai intervir.
- Ora aguenta-te lá com esse paposseco!

Nenhum comentário: