terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

É MODÉSTIA, CLARO!

Ao ler o "Correio da Manhã" de hoje, não pude ficar insensível à sua primeira página e resolvi escrever mais uma cronicazinha despretenciosa, como todas as outras, sabendo que para além de uns amigos que a lêem, tudo ficará na paz do Senhor, porque já são horas de eu perceber que Marcelo Rebelo de Sousa, ou Pacheco Pereira, ou António Barreto "Rua" são outra coisa e eles sim, são pontos de referência da nossa vida colectiva, um bocejo deles é um despacho ministerial, um arroto deles é um romance...
Mas nao vou perder a vontade de escrever o que me interessa só pelo facto de ser um anónimo, até porque o anonimato pode ser uma boa maneira de ir onde me apetece, fazendo o que me apetece e como e quando... pois, está bem, não tens fotos na Lux, nem na Nova Gente (nesta eu já devia ter foto, só que a nova gente traz todas as semanas a velha gente...), nem na Flagrante (não existe? mas eu já ouvi falar nela em qualquer lado...), mas em contrapartida podes beber uma cerveja na esplanada sem te pedirem autógrafos, ou teres de levar com umas palmadas nos costaços, acompanhadas de um "admiro muito o seu trabalho!".
Tudo isto a propósito do título do "CM", que mais coisa menos coisa dizia "deputados não querem apresentar declaração de rendimentos". E em subtítulo vinha "o tribunal não lhes deu razão". Ora eu estou ao lado dos deputados da nação quando dizem que não querem os seus rendimentos na praça pública, porque isto é um estado (deveria ser em maiúsculas?) de direito e tal e coisa e coisa e tal... e que não foram para o poder para nem conseguirem ganhar para os charutos e que se isto continua assim o melhor é emigrar.
Ah, e se eram caixas de banco e ganhavam pouco e agora são administradores e ganham bem, isso também aconteceu ao Bill Gates e ninguém o chateia. Então agora os homens vão ter de declarar o que ganham aqui, ali e acolá, na assembleia, nas empresas, nas off shores e no totoloto? e se eles se esquecem de algum rendimento vão ter de pagar multas? e quem é que não se pode enganar ou esquecer de alguns trocos que lhe meteram na conta?
E já viram se algum assim mais pelintra, que só tenha o ordenadinho da assembleia da república (era para escrever em maiúsculas...) vê publicitados os seus rendimentos, com que cara é que os outros o vão olhar quando tiver que discursar sobre um assunto? nem olham para ele, é o que é...
Já me custa a mim que a declaração do IRS venha com os meus rendimentos preenchidos, porque sem saber porquê, fico em baixo só de me lembrar que houve alguém que sorriu de desdém quando a preencheu e ficou a saber que não ganho para pagar o mercedes que acabei de comprar (é a primeira vez que falo no assunto, mas parece que há um problemazinho com o importador...), quanto mais essa malta da Assembleia a ter de declarar o pouco que ganha para o muito que gasta. É deprimente, eu acho, sujeitá-los a tanto e isto é tudo obra de invejosos, daqueles que o bastonário começou a denunciar e que agora afirmam "ou há moralidade ou comem todos".
E eu que estou ao lado dos deputados, concordo com eles apenas porque sei que tudo isto não passa de uma afirmação de modéstia da sua parte, porque não fica bem andar aí a dizer a toda a gente o que ganhamos e porque a minha mãezinha já me dizia que "o dinheiro e a santidade é sempre metade de metade".
Mas, podem estar descansados, o admirável Pinheiro de Azevedo já há trinta anos dizia para não terem medo, que "isto é só fumaça".

Nenhum comentário: