terça-feira, 25 de setembro de 2007

SERINGAS NAS PRISÕES, JÁ!

Não sei se deva declarar-me incapaz, incompetente ou intelectualmente deficitário, mas estou à beira, não de um ataque de nervos, mas à beira sim de me mandar do Sítio da Nazaré, com cavalo e tudo, porque é mais fácil o cavalo ganhar asas na queda que o ministro da Justiça (escrevo com maiúsculas?) dizer alguma coisa coerente. Mas a pose e as palavras maviosas e pausadas, essas, são a sua imagem de marca, complementadas com a recordação publicitária da tv, daquele cabelo tipo "João Lopes cabelo empastado, João Lopes com o dry look", ou ainda do restaurador olex, substituído por gel "made in Taiwan". Podem soltar-se homicidas, ladrões, traficantes, podem até roubar-lhe a carteira dos trocos, que nada o transtorna, parecendo o treinador do Manchester a mascar pastilhas elásticas e a sorrir cada vez que o Chelsea ganha um campeonato.
Mas tudo isto a propósito de quê, perguntará o leitor, já atrasado para a sessão do Ratatiu que o filho o convenceu a ver no Shoping? Nada de tão grave, direi eu, apenas a nova e felicíssima ideia do governo, de colocar seringas nas prisões! Seringas nas prisões, foi a nova medida dos governantes, uma coisa que só quem tem imensa imaginação poderia tomar sem estar pedrado.
Ah, mas se o caríssimo leitor não sabe, eu vou dizer-lhe, as famosas seringas a distribuir nas prisões, serão gratuitas, isso mesmo, gratuitas, talvez a pensar nessa digníssima classe social, os presidiários, que antigamente se drogavam a fazer o Estádio Nacional, ou as malfadadas estradas de granito que tão boa memória para os ciclistas dos anos 50, uma das quais me recordo com alguma nostalgia, entre Óbidos e Peniche, porque me levava para a praia. Hoje, por culpa dos democráticos governos que acabaram com essa droga de trabalho, é natural que os utentes prisionais tenham necessidade de preencher os seus tempos livres com actividades lúdicas, incluindo picadelas nas veias, e para isso... seringas grátis para eles, já!
Pois é, gratuitas, sim senhor, ao contrário daquelas que o meu vizinho usa para injectar insulina, ele que não fez nada de nada para apanhar com a diabetes e hoje é encarado pelo ministro da saúde como um criminoso, pois só assim se aceita que tenha de pagar as seringas necessárias ao tratamento diário.
- Então mas as drogas não são ilegais?
- São!
- E as seringas, nas cadeias, servem para utilizar droga?
- Servem!
- E eu posso injectar-me, se estiver preso?
- Não!
- Mas se eu pedir uma seringa, dão-ma?
- Dão!
- E droga?
- Não!
- E se eu me drogar, o que acontece?
- Nada!
Pois este diálogo, tipo "gato fedorento" é a imagem da inteligente coerência de quem nos governa, capaz de baralhar até o mais santo dos traficantes, o mais eficiente dos guardas e o mais penteado dos ministros, que até parece só usar a cabeça para espalhar gel.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dos melhores !!!
Fabuloso!!!

tD@m disse...

Já agora... porque não pôr os polícias da Escola Segura, junto ao portões das escolas a distribuir seringas? - as nossas criancinhas também têm direito ou não?
Peço desculpa mas estou baralhado.Afinal quando se fazem leis, é suposto serem para todos excepto ministros e outros políticos, ou não?
Por favor... digam qualquer coisa. É que já não entendo estes abortos que estão na política...

FRANCO disse...

Realmente uma tristeza...esta medida e eu se quiser preservativos?(de borla) tenho de me sujeitar à 'vergonha' da consulta de planeamento familiar,para não espalhar filhotes por aí...