sábado, 22 de setembro de 2007

18º LUGAR! ENA!!!

Não queria acreditar, mas segundo notícias divulgadas pelos orgãos de comunicação social, Portugal está em 18º lugar na classificação mundial sobre "qualidade de vida". Ou seja, andavam por aí uns bacanos, como eu, a dizer que "ah e tal, que isto não passa da cêpa torta, que estamos cada vez pior, que o governo e tal e coisa, coisa e tal... afinal estamos no pelotão da frente, com uma distância considerável dos 2º, 3º, 4º pelotões e carro vassoura. É que, para quem não sabe, com Timor Leste ficaram a existir 216 países, não contando com possessões francesas e inglesas (estou a lembrar-me das ilhas Malvinas, que sendo inglesas, estão ali a 50 kms da Argentina), possessões essas de teor neocolonialista, segundo creio, ou isso era só uma maldade dos portugueses? bem, adiante.
Então quer dizer que temos quase 190 países a viver pior que nós? isso é que vai por aí uma larica... enquanto nós nos preocupamos com o preço dos combustíveis, andam uns milhares de milhões à procura de comestíveis, e uma boa parte deles governa-se com menos de um dólar por dia. Ainda por cima a dólar (como dizem os meus primos da América), desvaloriza a cada dia que passa...
Eu acho que o nosso espírito crítico, a nossa eterna vontade de dizer mal de tudo e de todos, ao contrário do que se pensa, tem sido a grande alavanca para o nosso desenvolvimento e acho que só vamos descansar quando estivermos no grupo dos G9 (os actuais G8 + Portugal). Mas cuidado, porque há por aí uma cambada de piolhosos que vão mandar uns cocktails "molotov" e fazer umas "manifs" quando chegar a altura de realizarmos em Portugal uma cimeira dos G9. E dizia eu que tem sido a crítica do bota abaixismo que nos tem feito subir na classificação geral, na medida em que se ouvimos dizer que o ensino é uma miséria, temos a Universidade de Salamanca cheia de futuros médicos portugueses, porque somos melhor que eles nos exames de ingresso, se a Matemática é um bicho, temos um jovem de 18 anos a ganhar a medalha de ouro nas Olímpiadas Latino-Americanas de Matemática, se achamos que o preço da gasolina é um roubo, temos um professor universitário a dizer que em 2008 vão começar a vender-se carros eléctricos fabricados em Portugal (vamos lá a ver se o governo deixa), se dizemos que as auto-estradas são como as obras de "Santa Engrácia" temos um grupo de engenheiros portugueses a inventar e a exportar a "via verde", se o Benfica não vale nada (não será tanto assim...) temos o treinador de futebol mais bem pago do planeta (e o melhor, até ver...), se há furacões nos Estados Unidos, fogos na Grécia e tsunamis na Indonésia, temos um governo que nos salva disso tudo (acho que estou a exagerar...), tudo isto a confirmar que... estamos em 18º lugar!
Mas convém não ligar muito a estas classificações... vá lá, 14 melhores que nós na União Europeia, a Suíça, os Estados Unidos, o Canadá e o Japão já somam 18, o que me leva a pensar que um destes já está atrás de nós. Tenho de descobrir qual é, caramba!

Nenhum comentário: