segunda-feira, 17 de setembro de 2007

CÓDIGO DE SUCESSO TRIBAL!

Esta malta anda aí a fazer um barulho infernal sobre o "código de processo penal" (posso escrever com minúsculas?) e falam, falam... como diria o meu amigo Necas, a personagem mais conhecida pelos gastrónomos apreciadores do famoso "bife à Necas", ou dos "ovos escalfados com ervilhas e presunto", dizia eu, falam, falam e... não sabem, mas é que não sabem mesmo. Oh amigo Necas, eles pensam que sabem, mas... não sabem. Não sabem porque... não sabem mesmo! ahhhh...
Na verdade, eu... também não sei. Não é por nada, mas nunca entrei num tribunal, daqueles com juiz, audiências adiadas atrás de outras ainda mais adiadas... eu nunca fui lá, mas às vezes gostava de olhar cara a cara certos elementos do edifício judicial (e que tal, gostaram?) ou como diria o Desmond Morris, o pessoal da tribo, aquele que escreveu o novo código do sucesso tribal.
Os mal informados e as forças de bloqueio ofenderam-se e sem razão, digo eu, deste novo código apenas porque não alcançam um palmo à frente do nariz. O Bush esteve 14 minutos com o engenheiro Sócrates e assim que ele lhe leu o preâmbulo do novo código, achou muito bem e vai pedir uma cópia para o aplicar nos 51 estados americanos. Ainda teve tempo para lhe perguntar para que era tanto "jogging", ele que não tem a Al Qaeda atrás dele, mas o engenheiro aproveitou a embalagem e fugiu bem à questão.
Ora, sem precisar de grandes pesquisas, nem do Moita Flores, em dois dias cheguei à conclusão que a solução do deficit também passa por este novo código. Segundo as estimativas são 10.000 presos que mesmo depois de julgados vão recorrer para o TPI (Tribunal de 1ª Instância), depois para o TC (Tribunal Central), depois para o TR (Tribunal de Relação), depois para o STA (Supremo Tribunal Administrativo), depois para o STJ (Supremo Tribunal de Justiça), depois para o TC (Tribunal Constitucional) e se calhar para outros que eu desconheço. Uma vez que a prisão preventiva é ultrapassada... rua com eles!
Há uns tempos li no jornal que um preso fica ao Estado em 40,00€ por dia (eu sei que há hotéis mais baratos, mas deixam os clientes à solta, o que reduz os encargos...), pelo que 10.000 vezes 40,00€, vezes 365 dias... é só fazer as contas, como dizia o Guterres. 146 milhões de euros????!!!!!!!!
- Mas isto é uma machadada no défice, oh Teixeira de Sousa!
- Está aprovado, senhor engenheiro?
- Aprovadíssimo! olha, já agora, precisamos de conversar com esses gajos antes deles saírem da prisão...
- O que é que devemos dizer-lhes, senhor engenheiro?
- Temos de lhe dizer que eles vão ser muito importantes para este governo acabar com o defice. Quando tiverem a ideia de assaltar e matar alguém, perguntem primeiro à vítima o que é que ela faz...
- E depois?
- Se a vítima estiver desempregada, podem atirar à vontade... reduzimos o desemprego e poupamos no subsídio. Já viram o alcance do novo código?

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sabia que te ias mandar aos tipos. Se não tivesses sido tu, seria eu concerteza. Ainda bem que te antecipaste; eu não escreveria melhor...ai não senhor..
Mas olha que se os tipos matarem gajos empregados também não parecerá mal ao ministro, porque haverá um desempregado (ainda vivo) que lhe ocupará o lugar..

Abraço
Miguel