quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O AGENTE FRADE

Não sei se conhecem o agente Frade, da PSP, mas para o caso também não faz mal porque eu também não o conheço, embora tenha vontade de o ver um dia destes para lhe dar um abraço e umas valentes palmadas nas costas, para além de lhe dizer que a maioria do povo a que pertencemos gostava de lhe dizer cara a cara que levante a cabeça e siga em frente na profissão que escolheu e dignifica, pese embora uma casta parasitária e uns governantes medrosos, merdosos e ordinários lhe terem feito o que fizeram.
E o que lhe fizeram? eu vou contar em breves palavras o que aconteceu ao agente Frade da PSP (eu deveria dizer a PSP do Frade, tal como oiço dizer o Benfica de Rui Costa ou o Chelsea de Mourinho, mas não quero ir tão longe...), o que aconteceu, dizia, é digno de Kafka, acho até que "O Processo" foi a antevisão de Kafka sobre o agente Frade.
Então, conta a imprensa que um jovem (não dizem o nome por cobardia, acho eu), foi preso por fazer parte de uma quadrilha que se dedicava aos roubos e que cometeu um homicídio. O jovem fugiu para Espanha e foi apanhado pela Guarda Civil. Enviado para Portugal foi a Tribunal e iria aguardar julgamento quando, nas instalações da Judiciária pediu para ir à casa de banho. Dentro da casa de banho arrancou uma sanita, partiu o vidro, a grade que o envolvia e saltou do 2º andar, dando à sola com quanta força tinha. Os agentes da PSP começam a perseguição, mas a barriga da maioria fê-los atrasar, conseguindo o agente Frade, com cerca de 30 anos de idade, ser o único a chegar junto do bandido. Cansado e prevendo a humilhação de ter deixado fugir o jovem, pega na pistola e, a uma distância considerável, manda um tiro, que acerta no homem.
Pois chegaram os chefes da Direcção Nacional da PSP à conclusão de que o agente Frade deveria ser castigado e não estiveram com meias medidas: 8 meses sem vencimento e julgamento, aventando-se a hipótese de aposentação compulsiva, que até ao momento não se confirmou.
E agora pergunto eu:
- o agente Frade, quando voltar ao serviço, terá disponibilidade para fazer cumprir a lei perante qualquer situação de alteração da ordem pública?
- o agente Frade voltará a correr atrás de um criminoso?
Talvez por isso eu ache que há uma diferençazinha entre o agente Frade da PSP e a PSP do agente Frade.
Pensando bem, o que é que os governantes têm a ver com um caso que, segundo eles, decorreu dentro daquilo que está legislado, como eles gostam de dizer quando vêem um microfone à frente? Pois eu acho que um governante que tenha sob o seu comando as forças policiais "só" deveria ter a coragem de, perante as câmeras de tv, dizer alto e bom som que a lei deve ser cumprida e que perante a sociedade, primeiro a polícia e depois os ladrões. O agente Frade utilizou a pistola que traz com ele e que a sociedade lhe conferiu para a defesa da lei, da legalidade e da sociedade que cumpre as suas obrigações e deveres, exigindo o seu direito à segurança e liberdade.
Enquanto estes governantes querem os agentes “frades” da PSP, o povo irá querer e respeitar uma PSP de agentes Frade.


Um comentário:

Anônimo disse...

Epá ri-me comó caraças de um assunto que dava comó caraças p'ra chorar. E mesmo assim o que safou o gajo, num país de católicos foi chamar-se frade.
Com alguma sorte ainda metem o tipo a pagar a sanita que o outro camelo partiu...

Um abraço
Miguel