domingo, 29 de novembro de 2009

PLANETA REDONDO COM MENTES QUADRADAS...

De vez em quando dou comigo a ver blogues, começo no meu claro... tenho até quem me chame "narciso", quem nunca entenda que a vida (?) de cada um de nós não é passada a ferro pela vida de quem nos passa ao lado, mas como dizia costumo passar uns bocados a ler o "blog seguinte", passando por eles apenas na esperança de ver um que tenha algo para me dizer... e então apanho com grupos de reflexão, paninhos de crochet, tunas (e que tunas, agora que já as há no feminino), receitas, malucos por filmes, análises políticas, sexo, religião, escritores, poetas, cientistas, amigos disto e daquilo, de tal maneira que penso até que aquilo que nunca consegui imaginar está na net e concerteza num blog desconhecido que espera por si.
São milhões em todas as línguas, cores e paladares, uns mais bem conseguidos que outros, mas isso sou eu a falar que também estou refém de mim mesmo, dos meus gostos, desejos, interesses e como diria o Aleixo, produto da sociedade em que fui criado, pelo que começo a acreditar que estamos chegados à internética sociedade do conhecimento, contrariando todos esses personagens que encontramos em qualquer esquina ou banco de jardim, onde a qualquer momento se ouve uma bacorada do tipo "estes gajos não sabem nada e no meu tempo é que era...", de preferência com uma lambidela nas cartas, uma cuspidela para o chão e a saudade daquele professor que todos os dias lhes dava com a régua, "mas eram bem dadas!".
Meia hora de blogs corridos e, desde "designers criativos", a escritores de palavras criativas "livres e imaginativas onde apetece tocar", a bloguinhos de agrupamentos de escolas, onde se dá a conhecer um pouco do trabalho de horas, dias e meses com crianças que passam mais tempo com o professor que com os pais, a um outro que nos dava uma reflexão confusiana "escolhe o trabalho que gostas e nunca terás de trabalhar um único dia na tua vida" e por último um blog de um jovem cientista brasileiro que está de volta de um doutoramento complicado, uma vez que está na "contra-mão", como ele se define, porque vem dando conta de que essa história tenebrosa do aquecimento do planeta é afinal um "golpe" do poder instituído apenas para que os povos e países em desenvolvimento nunca atinjam o nível dos países desenvolvidos.
Segundo ele, no século XIX a temperatura média do planeta foi superior à temperatura do século XX e vejam o que era o século XIX sem automóveis, sem centrais a carvão, sem queima de fósseis, sem desbaste da amazónia. Reforça ainda o facto de antes disso não haver medições que possibilitem saber com segurança como era a temperatura do planeta e acaba por achar uma certa piada aos pseudo "amigos do ambiente" que andaram por aí a gritar pelo "buraco do ozono", que em meia dúzia de anos íamos morrer todos fritos e afinal sem que nada se alterasse o tal buraco está a desaparecer a olhos vistos.
Será que temos de conviver com quem só tem como objectivo de vida enfernizar a vida dos outros? é que há sempre, diariamente até quem não queira que vejamos os telejornais, tantos e cada vez mais graves são os perigos que nos espreitam... eu que já estava a ficar descansado com essa pandemia da gripe A, porque normalmente constipo-me ou engripo-me por esta altura e continuo com o nariz tão desentupido como nas férias de verão, afinal não posso descansar porque mesmo sem sintomas posso ter o virus cá dentro... caramba, vai ser muito difícil safar-me desta, mas tenho a certeza que um dia, talvez dentro de uns anos não me safe.
É muita mente quadrada neste planeta redondo, eu acho...

Nenhum comentário: