terça-feira, 17 de novembro de 2009

PADEIROS E DORMIDAS

"Padarias atacam o RSI"
"Queda de 6% nas dormidas"
Andei pelos jornais de hoje, li, reli, tresli, coloquei à prova aquela peculiar análise crítica que me fazia refilar em voz alta e cheguei à conclusão de que estou no bom caminho, apenas abano a cabeça lateralmente quando a jovem de 17 anos é violada e se lança do 6º andar, concerteza porque algum psicólogo de serviço lhe disse que o violador ainda iria passar por ela na rua daqui por uns dias e se riria na sua cara, se não repetisse a façanha... não sei o que me aconteceu mas já nem os cabelos do antebraço se iriçam como antigamente.
Na página seguinte era um bando de delinquentes que roubaram um carro há 5 dias, andaram com ele sem serem incomodados na zona do roubo, entraram numa auto-estrada talvez sem pagar a portagem às duas da manhã, o portageiro nem achou estranho que 5 garotos andassem a essa hora por ali, acreditando que esses é que lhe asseguram o vencimento e a polícia, cinco dias passados não foram capazes de saber do carro roubado... mas sabem na hora se eu me esqueci de pagar o selo do carro ou o seguro, porque o computador é como o algodão, nunca engana.
Na outra página contavam que um grupo de "reinseridos sociais" roubaram um desgraçado, tiraram-lhe a roupa e deixaram o homem nú na beira da estrada, justificando que assim tinham mais tempo para fugir, porque ele não ia avisar logo a polícia e ainda corria o risco de ser detido por atentado ao pudor, porque nestas coisas, um cidadão com cara de honesto e sem pistolas é um bom pretexto para alguns agentes apresentarem serviço.
Li também uma entrevista do dono do supermercado assaltado pelo romeno que ficou em cuecas (não sei se algum canal de TV o convidou para um programa, mas ainda não é tarde), onde o homem dizia que já tapou uma porta por onde lhe roubavam mercadoria, agora tapou a janela por onde lhe queria gamar mais umas coisitas, mas eu estou convencido que ele só se safa dos assaltantes se meter cimento em todas as aberturas... não vai ter assaltos, mas duvido que os clientes possam entrar. Ah, também disse que não ia apresentar queixa porque não ía dar em nada, mas os polícias pediram-lhe encarecidamente que preenchesse os papéis, para entrar nas estatísticas... é que sem queixas ainda fechavam a esquadra e isso era mais um problema para os profissionais da segurança pública.
Hoje ia falar de duas notícias que estão no início da crónica, mas estou a ver que não está fácil, uma pessoa antigamente distraía-se por causa da bola, ou da bolsa (da nossa, claro) ou do Anthímio da meteorologia, mas agora não consegue "levar a carta a Garcia", tudo nos atrapalha. Mas vou escrever sim, então as padarias atacam o RSI? e eu a julgar que o IRS é que atacava os padeiros... claro que li tudo e fiquei espantado, o presidente dos padeiros oferece empregos (centenas) entre 500 e 600 euros por mês e há candidatos a padeiros que sem bulir recebem de RSI 700 euros por mês e só lá vão para lhes assinarem um papel que justifique que eles andam a procurar emprego. Bem, se não leram podem consultar o "Correio da Manhã de hoje, 17 de Novembro de 2009.
A outra notícia era sobre uma "Queda de 6% das dormidas", talvez devido a uma quebra de ocupação hoteleira... mas isso é notícia? podiam ter feito bem melhor, porque com todas estas leituras de jornais eu acho que 80% da população já tem muitas dificuldades em dormir.

Nenhum comentário: