segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A CRISE OCULTA...

A oculta crise é outra face da oculta dita, uma paródia que só não é tão expressiva neste Portugal do século XXI porque fazem muita falta Bordalo Pinheiro, ou até mesmo o José Vilhena com a "nossa" Gaiola Aberta.
Fui procurar num "motor de busca", desses que a internet inventou para nos facultar a possibilidade de saber tudo com o mínimo esforço, ou até nem saber nada com esforço nenhum... embora nada se consiga sem esforço, normalmente até se conseguem bons resultados com o esforço dos outros, a influência dos outros, ou até mesmo o dinheiro dos outros, sob a forma de sms, telefonemas de amigos, cheques depositados em países perfeitamente desconhecidos ou dinheiro vivo, que isto de finanças está pela hora da morte.
Então o Godinho não pode enriquecer com sucata pagando bem aos amigos e o Belmiro de Azevedo pode, pagando mal aos caixas dos hipermercados?
Bem, eu acho que alguns justicialistas já condenaram o Godinho através de uma arranjinho legal que possibilita acusar uma pessoa de enriquecimento ilícito... mas onde é que há possibilidade em Portugal para enriquecimento lícito?
Ahhh não é enriquecimento ilícito? é enriquecimento num curto espaço de tempo?
- Oh Godinho, eu sempre te avisei que devias levar a coisa com calma... um gajo que anda de motorizada a apanhar ferro velho em 1999 e já faz negócio de milhões de euros dez anos depois, claro que dá nas vistas...
O homem não teve tempo de estudar um pouco de história das indígenas fortunas, porque senão sabia perfeitamente que as grandes famílias já vão na 4ª, 5ª ou 6ª geração... ele são os Espíritos Santos, os Champalimaud, os Roquetes, os Burnay, os Quintas, quintelas e quintarolas e saberia que só os seus bisnetos teriam possibilidade de começar a gastar o produto de tanto gamanço, porque aí já poderiam dizer ao chefe de finanças que tinham herdado do pai, do avô e do bisavô.
Mas faltou-lhe um "je ne sais quoi"... ninguém disse ao amigo Godinho que aquele bigode e patilhas de ganadeiro não eram compatíveis com um enriquecimento fulminante, deveria ter arranjado uma agência de imagem que lhe desse um toque cosmopolita e sem grande esforço poderia ter entrado na Universidade Independente para um mestrado de Import-Export de Materiais Inflamáveis.
Mas se não deu para um mestrado, não se preocupe porque só precisa de saber como as coisas se passam lá nos tribunais, uma vez que nos outros locais vc já a sabia toda... talvez o MRPPereira, o incansável Nabais, o anafado Francês, o inconfundível Sá Fernandes encontrem a tal vírgula, a esquecida alínea do apropriado artigo do Código que lhe permitirá safar-se em 2035, por prescrição do processo.
Lembrei-me agora do coitado do romeno que ficou entalado, literalmente entalado, alvo do desprezo das multidões que não o quiseram desentalar, tendo a GNR que lá ir buscar o homem e apenas me lembrei porque este desgraçado também faz parte do processo da "face oculta", afinal ele ficou todas aquelas horas apenas com o rabo à mostra e a face oculta, mas a este não há advogado que lhe valha... ficarei até bastante admirado se o programa da Júlia, do Goucha ou de outro qualquer jeitoso da TV não o convidarem para mostrar ao país as cuecas da "intimissi".
Oh Godinho, veja lá se me arranja um mercedes dos modernos porque esta treta de lhe dar umas dicas importantes para se safar em beleza também tem o seu preço, ou pensa que são só os outros?

Nenhum comentário: