segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ZERO VÍRGULA TRÊS

Estava a olhar a tv num dos vários blocos de notícias que se repetem hora a hora, para esclarecimento e cansaço de quem houve as mesmas notícias, debitadas pelos mesmos jornalistas, nas mesmas estações para... os mesmos clientes, que como eu, pagam para uns e ouvem de borla noutros, o que se não é inconstitucional briga com os direitos, liberdades e garantias, já nem sei mesmo porque é que a DECO ainda não veio dizer que é necessário pagar taxa para a SIC e a TVI, uma vez que se não se deixa de pagar para a oficial RTP e todos os deputados acham bem que se pague, então que se pague para as três.
Não queria entrar por aqui, mas encontrei a porta aberta e sempre vou dizendo que esses quase 100 milhões de euros pagos para a RTP não chegam e têm de me vir ao bolso, ao outro, tirar mais algum para tapar o buraco que eu pago através de compensações, comissões e representações via OGE (orçamento geral do Estado), nunca encontrando uma explicação plausível para o facto de o incontornável Pinto Balsemão conseguir ser um dos homens mais abastados do país com uma tv generalista gratuita, enquanto na RTP não vejo nada nem ninguém que saia a ganhar com as pazadas de euros que todos os portugueses alegremente subsidiam através da factura da electricidade, a qual cada vez que vejo a taxa me provoca um choque de "alto lá com o charuto".
Mas o tema é outro e passemos por ele antes que o tamanho da crónica desincentive os poucos que me lêem, que querem saber tudo em pouco mais de 2 minutos de leitura, que isto de ler provoca sono a qualquer hora do dia, pois então para não tergiversar eu queria mesmo era escrever sobre o grande esforço que vai ser a proposta de redução do deficit proposta pelo governo e que se centra na diminuição do tal deficit de 8,7 para 8,4 o que se resume a comprar menos papel higiénico à fábrica da Renova, talvez porque não seja necessário fazer tanta porcaria este ano...
Os governantes estão a tentar tirar toda a graça aos palhaços e isso é inaceitável, porque sinceramente fazer um esforço para reduzir o deficit em 0.3% é tão profundo como alargar 0,3% o garrote de um condenado por enforcamento, ou perdoar 0,3% à dívida do BPN... ou seja, a redução é menos de um "vigésimo" da divida acumulada à dívida, ainda antes de nova dívida e eu até acho que o "vigésimo" nem seja premiado.
Então para reduzir o deficit de 8,7% para 3% em 2013 começa-se com uma redução de 0,3%?
Eu queria acreditar que quem governa o país fizesse nas contas públicas aquilo que qualquer cidadão com vergonha na cara faz na sua casa em tempo de crise, mas os governantes lembram-me uns bons milhares de jeitosos que se queixam da crise, mas não são sequer capazes de deixar de fumar.
Zero virgula três? é deixar de fumar vinte cigarros por dia e passar a fumar dezanove, estão a ver, não é?

Nenhum comentário: