sábado, 16 de janeiro de 2010

BRECHT TINHA RAZÃO

Estava eu perfeitamente descansado a olhar para a televisão, para um dos poucos canais que não estavam a repetir à exaustão os cadáveres nas ruas da capital do Haiti, ou então foi já depois da exibição das vítimas do sismo, quando sou surpreendido com uma reportagem onde cidadãos europeus residentes no Algarve e vítimas de assaltos, violência e mortes dentro das suas residências, onde pensavam passar os últimos anos das suas vidas no tal paraíso que lhe prometeram, no sul de um país de "brandos costumes" onde o clima, as praias, o sossego e paisagens deslumbrantes os seduziram a ficar, nesse país chamado Portugal onde o tempo passava calmo e os vizinhos sorriam uns aos outros.
Pois bem, as coisas afinal não são como as pessoas pensavam e afinal na província do Algarve, deste país da treta chamado Portugal, há um conjunto de 59 moradias de pessoas idosas, ingleses, alemães, espanhóis e de outros países desenvolvidos que nos últimos anos foram assaltadas, todas assaltadas, se não entenderam bem eu vou repetir, as 59 moradias foram TODAS assaltadas, por bandos de criminosos, portugueses, romenos (estes presos em flagrante, com prisão preventiva e que foram postos em liberdade porque essa mesma prisão preventiva foi ultrapassada) e também de outras nacionalidades que desconheço mas que não será difícil identificar.
Fiquei assustado sim senhor, bem como milhares de concidadãos que estão completamente desprotegidos desta canalha que rouba, viola e mata como quem come pipocas, são presos e soltos por deputados que legislam, advogados que não têm vergonha de vir para a tv defender chusmas assassinas e juízes que libertam gente deste jaez e que deveriam passar pelo mesmo drama três ou quatro vezes durante o ano para sentirem na pele o que custa a vida.
Estes cidadãos tomaram a atitude mais correcta ao denunciar este caos aos governantes dos seus países e aos orgãos de informação europeus, capazes de denunciar esta situação degradante que caminha para que dentro de pouco tempo quem tem uma casa, tenha de ter duas ou três AK47 e um carro de combate no jardim para defender o que é dele, dado que o país está entregue a esta bicharada que só se preocupa com a bichanada.
Espero que a debandada de turistas do nosso país seja uma realidade e que o Algarve seja uma coutada de delinquentes, violadores e criminosos que começaram por assaltar os desgraçados dos montes alentejanos e foram por aí abaixo saqueando e matando como se isto fosse tudo deles... e parece que é.
A pouca vergonha de quem manda faz com que uma senhora bem vestida venha dizer que não, que a delinquência diminuiu e que as forças de segurança estão a controlar a situação, no meio de uma reportagem em que um casal inglês dizia alto e bom som que já tinham a casa à venda, que todos os vizinhos se contactam de duas em duas horas por telemóvel e que vão regressar ao seu país antes que os matem.
Os gangues de assassinos à solta pelo Algarve sentem-se cada vez mais à vontade e penso que no próximo Verão ainda os vamos ver de pistola à cintura a tomar banhos de sol em Vilamoura ou Albufeira, até que aconteça um milagre e um governante com eles no sítio os coloque sumariamente num qualquer Tarrafal que tenha de se construir. Sei que haverá muitos advogados a dizer "ah e tal e os direitos humanos...", mas a esses também se podia construir uma alazinha complementar para passarem umas férias até ganharem o juizinho que lhes falta.
Ou então não façam nada que dentro de uns anos o povo fará como o Liedson... Resolve!
O título era "Brecht tinha razão" e para quem não sabe Berthold Brecht escreveu um poema onde transpirava a história de alguém que falava da prisão de um amigo judeu, mas não se importou porque não era ele, depois de uma família que foi presa, mas não havia problema porque não era nada com ele, até um dia em que os nazis vieram prendê-lo... e nesse dia já não havia ninguém para o ajudar...
Não tomem medidas duras com esses bandos de criminosos e um dia o Algarve voltará às alfarrobeiras e aos figos secos.

Um comentário:

Anônimo disse...

E o "Lúcio tinha razão!". Caro amigo, vê lá se para o ano, em vez de ires gozar a reforma numa qualquer praia brasileira, te enganas e dás de caras com um desses pistoleiros numa qualuer praia de Albufeira...Pelo sim pelo não, leva a AK47 junto do estojo de toilette...
Sempre a admirar a tua escrita (quanto mais a partir melhor)
Abraço
Miguel