sábado, 3 de janeiro de 2009

A PASSAGEM...

Não dou grande importância à "passagem de ano", assim como consigo passar pelas festividades de Natal de uma forma saudável, económica e caseira, com uns fritos, umas refeições mais ou menos abundantes, sempre mais que menos, de tal maneira que mesmo comendo um pouquinho de cada, acabo sempre por andar um pouco mal disposto na semana que medeia o Natal e o Ano Novo.
Assim como eu existem milhares de maduros que não dão prendas a ninguém e que nem uns chocolates do "ferrero rocher" se dão ao luxo de comprar, talvez porque quando chegam a casa se deparam com todo o tipo de guloseimas possíveis e imaginárias... não, eu não compro porque sei que há quem compre, porque se fosse anti-festas eu teria de ser bem mais radical e não comprava nem comia, mas não, eu quando vejo aqueles recipientes de vidro em cima da mesa da sala, cheios de "ferreros" ou "mon cherie", não resisto e... como.
Como e não é pouco, que nos dias imediatos a minha bebida preferida é a "água das pedras", agora com aqueles sabores a morango, framboesa, limão e outros que não tiram a sensação de enfartamento e ainda nos deixam mal dispostos com aqueles odores químicos incorporados, mas como eu disse, como mais que a conta porque os pratos de peixe, que bacalhau também é peixe, e carne de todos os animais nossos conhecidos, para além de uns vinhos que são sempre os melhores do mercados, bem como de uma mesa de doces e frutas que só terminam depois de uma suecada jogada lá para as três da manhã... eu disse suecada às três da manhã? para dizer a verdade, isso li eu naquelas histórias da noite de natal, mas eu à uma da manhã já estou virado para o outro lado, distribuídos os envelopes aos filhos que há muito trocaram a minha vontade de prendas por algumas notas do multibanco. Acho até que ficaram um pouco mais descansados quando viram as notas porque aqui em casa não se tem falado noutra coisa que não a crise e bancos falidos, mas lá no fundo eles sabem que quando há algum fundo de maneio eu prefiro os filhos às taxas altamente favoráveis do BPN...
E a passagem de ano vai-se fazendo todos os anos quer eu queira ou não, umas vezes dentro outras fora, com mais ou menos passas e espumante, normalmente barato, que eu antes de olhar a garrafa olho sempre o preço e também já sei que depois da segunda golada da meia noite o resto é para despejar na areia da praia, enquanto estoiram uns morteiros por cima da cabeça de milhares de foliões que, como eu apenas pedem que os tirem dali...
- gostaste?
- adorei!
E afinal o dia anterior do ano velho está bastante parecido com o dia seguinte do ano novo, parecendo-me até que para o ano vai ser mais ou menos o mesmo, com a conclusão quase definitiva de que com passagens boas, assim-assim ou ruinzinhas, o saldo é quase sempre o mesmo... nas lonas, como a maioria. E se para o ano tentássemos as Caraíbas?
- gostavas?
- adorava!

Nenhum comentário: