quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A CRISE

Não me baralhem por favor, que eu estou numa fase em que até os desenhos animados do canal 2 me fazem arrepios na espinha e dores de cabeça que nem o "melhoral" consegue resolver. Então não é que há uns meses subia o preço do barril de petróleo devido à incerteza dos mercados financeiros e agora que os telejornais abrem com a crise dos mesmos mercados financeiros, o petróleo está a... baixar?
Pois é verdade, o crude chegou aos 144 dolares o barril, isto tudo porque se instalou uma crise do subprime nos Estados Unidos e previam os especialistas que talvez chegasse aos 200 dolares até final do ano.
Três meses passados e o barril já vem aí nos 86 dolares, o que me leva a pensar que eu também tinha boas capacidades para ser especialista financeiro, uma vez que nunca acerto no euromilhões e quando acho que as acções sobem elas... descem.
Também achei que aquela bolsa de New York estava a dar barraca e a entrar em crise quando convidou Cavaco Silva para ir lá tocar a campainha, levando-me a pensar que todos os que tinham juízo já tinham saído antes do toque... a rebate.
Mas a confusão instalou-se com a pré-falência da Islândia, o sonho de país para qualquer cidadão do mundo, a 6ª maior economia do mundo, que agora vai ter de pedir dinheiro emprestado à vizinha Rússia para espanto dos democratas economistas desta Europa capitalista, contrastando com a segurança económica dos países africanos, desde o Zimbabué, à Etiópia, Sudão ou Guiné-Bissau. Prevejo que até o José Eduardo dos Santos proponha que se fôr preciso compra a Islândia para salvar aquele povo faminto do degelo do Polo Norte.
Afinal o nosso país está muito melhor do que se pensava, mas isso já eu digo há muito tempo... têm visto aqueles tornados nos Estados Unidos? eu só vejo é casas de madeira que aqui ninguém queria... é isso a imagem do país mais desenvolvido do planeta? ora abóbora, que até as casas de xisto de Trás os Montes aguentavam aquelas depressões e cristas vindas do Havai...
Já viram alguma corrida aos bancos aqui em Portugal? isto é que é um país confiante... ou então estou enganado e a malta não tem lá nenhum para levantar, para além do muito que lá deve, o que vem confirmar o desejo dos portugueses de que os bancos abram todos falência.
Para cúmulo do que possam pensar de uma crise económica, até a Espanha que ainda há meia dúzia de meses dizia que ia devolver a cada espanhol 400,00€ relativo ao IRS, afirma hoje "zapateiramente" que o desemprego vai passar de 7 para 15% até 2009. Acho bem, que eles estavam empregados mas produziam menos que os nossos do "rendimento mínimo de inserção"... uma cambada de malandros que agora barafusta porque o administrador do banco inglês falido ganhou apenas 450 milhões de euros nos ultimos 3 anos...
Vou tentar inscrever-me num desses cursos de economia, porque estou a ver que qualquer resposta a uma qualquer questão estará sempre certa, ou seja, só precisarei de ler os canhanhos de economês que os comentadores da tv estudaram, porque eles também nunca acertam nos prognósticos.

Nenhum comentário: