quinta-feira, 18 de junho de 2009

O TAL PAÍS...

"Há tantos burros mandando em homens de inteligência que. às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."
Ruy Barbosa
Portugal, 18 de junho de 2009, o tal país que não vem nos relatórios da OCDE, da ONU, da CEE, da UNESCO, da... da... da... desse país imaginário, que nem Sócrates, Platão ou Aristóteles alguma vez pensaram que poderia existir, milhares de anos depois de cá terem andado a formar as massas, pois é desse "tal país", mais próprio de um sketch do Herman, que quero abordar numa temática caríssima ao engenheiro Pinto de Sousa e seu inefável ministro Vieira da Silva.
A estória da D. Ermelinda conta-se em poucas palavras...
- Oh Mariazinha não te importas de ir comigo à Segurança Social para tentarmos entender porque me retiraram a reforma?
- Retiraram-lhe a reforma???
- É, eu recebia 203 euros por mês, porque descontei aqui durante 13 anos, até ir com o meu marido para a Holanda... como já tenho 85 anos, se calhar acham que eu já deveria ter morrido...
- Se calhar você tem também uma reforma da Holanda...
- Tenho, tenho, eu nunca te falei nisso? quando o meu marido morreu, lá na Holanda ficaram a dar-me 19,49 € (Dezanove euros e quarenta e nove centimos) por mês...
Pois é, são quase vinte euros por mês que vêm da Holanda.
- Então vamos lá à Segurança Social...
O problema foi colocado ao amanuense de serviço lá da Segurança Social e consultado o computador logo se verificou tudo...
- A senhora teve a sua reforma suspensa porque acumulava uma reforma da Holanda e não pode acumular...
- Mas são só 19,49€ por mês...
-É o mesmo, até podiam ser 19.000,00€... não pode receber duas reformas ao mesmo tempo... além disso ainda tem um suplemento de 143,00€ por mês de pensão de sobrevivência, mas se a senhora acha que está mal, pode reclamar por escrito, que eu não posso fazer nada.
Então vamos lá fazer contas, a D. Ermelinda, ganhava ilegalmente 365,49€ por mês, face a uma acumulação de pensões na Holanda e em Portugal. Agora fica legal, a receber 162,49€ (cento e sessenta e dois euros e quarenta e nove centimos) por mês, o que a uma senhora de 85 anos deve chegar, uma vez que qualquer cházinho e uma torradas a alimentam.
Só há uma coisa que me intriga... parece que o Presidente da República recebe o seu vencimento e acumula a reforma do Banco de Portugal onde trabalhou, da Universidade onde foi professor e mais uns trocos vitalícios por ter sido primeiro-ministro. Aqui as acumulações são legais, não?
Até podiam pensar que a D. Ermelinda era ficção, invenção minha, mas não... infelizmente é verdadeira, é real e faz parte da família.
Tal como dizia ontem o senhor engenheiro na tv, "até se me parte o coração"!
Ah, a D.Ermelinda já fez a reclamação por escrito e pela capacidade de resposta do Ministério da Segurança Social, todos rezamos para que consiga chegar aos 100 anos de idade, senão ainda teremos que ir ao cemitério levar-lhe a carta do tal Vieira da Silva.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo Lucio, hoy pude leer tu blog, que sigo son asiduidad, y después de leer tu escrito sobre D. Emelinda, me ha venido a la cabeza un artículo que leí en un diario catalán esta mañada en un corto descanso en el trabajo de este final de curso en la escuela. El título és "NO SABRÁ COMO GASTÁRSELOS" y se refiere a lo que se puede hacer con 13 millones de euros anuales...

Te envío el enlace con la versión digital del artículo del diario "El Punt"
http://www.elpunt.cat/noticia/article/8-esports/50-1adivisio/51472-no-sabra-com-gastar-sels.html.

Está escrito en catalán, pero ya sabes que nuestro origen latino nos facilita el conocimiento de varias lenguas sin grandes esfuerzos. Ya me comentarás qué te ha parecido el contenido... Yo personalmente tengo vergüenza ajena cuando veo cómo el presidente de un club de futbol se burla de "la crisis" y de los que la sufren en el dia a dia, con el dispendio económico en el que ha entrado. La culpa no es de C. Ronaldo, nadie diríamos que no a una oferta como esta aunque sea una locura... Se falta al respeto debido a personas como D. Emelinda.

SALUDOS DESDE CATALUNYA
Josep Antoni Blasco

vitorpt disse...

obrigado pelo comentário Josep!
mas parece-me que estás "aburrido" de Ronaldo ir ganhar esses milhões para o teu rival de Madrid... rsrs
tem calma que assim o Real Madrid se afunda mais rápido... rsrs
vês como em Portugal tratam os idosos de 85 anos? vou ver se morro aos 84.

Anônimo disse...

No me preocupa deportivamente este Real Madrid. Pero se trata de una empresa que tiene una deuda de 500 millones de euros (entre otros con hacienda) y que recibe préstamos de muchos millones más. Hoy hablada un empresario autónomo que espera cobrar una factura del Real Madrid y le están dando largas y no cobra, estando en riesgo la continuidad de la empresa.

Puedes extrapolar esta situación a cualquiera de nosotros y imagina lo que te harían, con deudas de este calibre, si vas a pedir un préstamo a un banco...

En la parte deportiva, en el campo serán 11 jugadores contra 11. Cristiano Ronaldo ya sabe lo que es ser derrotado en una final de Champions por el Barça y él acabar dando patadas a los centrales del Barça.

Los tres mejores jugadores actuales del fútbol están en el Barça, y no han sido fichados a golpe de talonario, sino criados en las divisiones inferiores: Mesi, Xavi y Iniesta. ¿Cuánto pagaría el Madrid por ellos?????

No preocupa la parte deportiva: el próximo año la final de Champions será en el Santiago Bernabeu !!! Ya puedes imaginar ¡¡cómo la estamos esperando en Barcelona!!!

Un abrazo.
Josep