sexta-feira, 23 de março de 2007

PALAMÓS AQUI TÃO PERTO...



E quanto ao "intercambius" só a faixa do aeroporto onde passa quem "nada tem a declarar", foi incompatível com a nossa aventura a Palamós. Foi uma viagem onde todos se declararam muito felizes, onde nos conhecemos em cinco dias mais que durante um ano de aulas, onde todos fizeram novas amizades, onde o espírito de grupo se fortaleceu e criou novas relações. Uma chegada meio fria, protocolar e uma aproximação progressiva que proporcionou a todos um meio final de intercâmbio muito gratificante. E meio final porque falta a segunda parte deste intercâmbio, com data marcada para 4 de Maio próximo.

Que melhor meio de desenvolvimento dos nossos jovens, senão este tipo de experiência? para alguns o batismo de voo, para outros uma estadia num aparthotel com chave no bolso, para outros ainda uma relação nova com um amigo de outro país, uma língua diferente para jogarmos as palavras cruzadas, aqueles jogos que perdemos e ganhamos, aqueles passeios de barco que enjoaram uns tantos (e o professor que o diga), aquelas refeições diferentes das habituais, aquela discoteca que metia medo ao susto e onde acabamos bem contentes e com prendas...

A 4 de Maio lá estaremos para mostrar aos nossos amigos que Alcanena também sabe receber e que um meio pequeno como o nosso tem características e locais muito agradáveis, para além de mostrarmos e demonstrarmos que a nossa escola está ao nível das melhores, pese embora aquele ruído de fundo não se comparar ao silêncio que fomos encontrar no Instituto de Estudos Secundários de Palamós.

Que estes intercâmbios se repitam e multipliquem, pois todos temos que ganhar consciência que no século XXI os jovens serão cidadãos do mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, esta viagem foi mais uma experiência que nos enriqueceu muito... amizades novas, contacto c a cultura espanhola... Adorei! =] os textos despertam saudades dos momentos q passámos tds juntos... em grande parte cómicos! :p pa repetir em maio :) bjnh p tds!

vitorpt disse...

Olá Joana!
os meus parabéns, foste a primeira comentadora do meu blog. Comenta sempre que te apeteça, para dar a sensação de que este blog do professor é dinâmico e muito interessante... rs
E se tiveres algum artigo para escrever, eu "posto" (que palavrão!!).