segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A MALTA HABITUA-SE...

O facto de já não escrever crónicas há mais de um mês estava a intrigar-me, havia aqui qualquer coisa que não entendia, uns dias não me apetecia escrever, outros dias tinha tantos assuntos em catadupa que não conseguia escolher o mais interessante, uns sobre o governo, outros sobre a oposição, outros sobre todos aqueles que não são de uns nem de outros e se vão safando comprando a uns e vendendo a outros, sei lá, era o orçamento, a baixa dos vencimentos de uma parte dos trabalhadores, para pagar as despesas de todos, o Medina Carreira que aos 79 anos de idade viu que não tinha nada a perder e pode ser que um dia destes morra e encontre a escadaria da bem-aventurança, porque há trinta anos era ministro e só agora reparou que esta malta é nem mais que uma massa de trafulhas que transformou a política num espectáculo sem nível.
Isto para não falar dos responsáveis das Finanças, do dinheiro do Estado, que fazem festas de aniversário gastando centenas de milhares de euros ao desbarato, sem se importarem se o dinheiro que gastaram foi sacado a pessoas que vivem o dia a dia com dificuldades...
E os cinco milhões de euros para comprar carros blindados, canhões de água, armas e outros brinquedos que vem aí a cimeira da NATO e isso é tão importante...
- Sabe, as forças de segurança têm de prevenir atentados...
Eu diria até que para prevenir atentados, tiveram de fazer cinco milhões de euros de despesa, o que me parece um atentado à minha cada vez menor lucidez mental, não falando sequer no tal submarino (ou serão dois?) que se compraram para vigiar as frotas inimigas concerteza, uma vez que à tona de água nem barcos temos para parar as lanchas dos narcotraficantes da Galiza, nem mesmo para salvar uns pescadores que tenham o azar de naufragar a cem metros da costa.
Claro que nem me lembrava daquele magistrado do Ministério Público que andava a vender bilhetes para os U2, qual candongueiro de meia tigela e que depois de apanhado com a boca na botija foi suspenso por um ano... quando voltar ao serviço vai directo para a secção judicial que trata de candonga e falsificação.
E este governo Socrático e Teixeiroso que declarou que essa treta de ser reformado e trabalhar para o Estado vai acabar? vai acabar? então o Presidente da República vai ficar só com o seu vencimento enquanto estiver no cargo?
- Desculpe, o governo vai acabar com isso, mas só a partir de agora, o que está mantém-se.
- Ahhhhhhhhh, não tinha entendido. E o abono de família... é só a partir de agora? quem já recebe, mantém o abono?
- Não, não, o abono de família acabou para os que já recebiam e para os que ainda não recebem.
- Ahhhhhhhhh, entendido, senhor ministro!
Acredito que se o Parque Mayer ainda existisse com a força dos anos 60, não havia teatros para tanto artista...


Nenhum comentário: