segunda-feira, 19 de abril de 2010

COM QUE ENTÃO MANSO...

Aquela infeliz tirada do Dr. Louçã, mais parecido com o camarada Louçã do PSR do que com o Secretário, Presidente ou o que quer que seja do Bloco de Esquerda, ao afirmar que o primeiro-ministro estava mais manso, deu-me um "bac" no coração, deixou-me os cabelos do peito firmes e hirtos, fez-me até responder alto e bom som que "manso é o teu paizinho, oh pá!".
Felizmente que o meu desabafo foi feito em privado e assim sendo poderei na próxima continuar a dizer mal do engenheiro Pinto de Sousa, sem que me caiam os parentes na lama, assim como posso nutrir simpatia pelo Bloco de Esquerda sempre que me apeteça e ultimamente menos vezes que as que eu próprio pensaria.
Com tudo isto espero não ser alcunhado de monárquico, reaccionário, ou marialva, apenas porque ao ouvir "manso" associei a palavra a corno, encornado, boi, tourada e outros sinónimos que não tinham nada a ver, mas isso só verifiquei quando abri o diccionário da língua portuguesa e fui obrigado a engolir em seco... afinal "manso" é apenas "calmo", "sossegado", "pacífico" e "domesticado", o que me obrigou de imediato a reconsiderar na apreciação infeliz que fiz do camarada Louçã, pessoa que eu não consigo associar a expressões menos ortodoxas ou pouco académicas como dizia o Alves dos Santos ao comentar os resumos do Domingo Desportivo há uns, bastantes, anos atrás.
Andei pela net, abri blogs, li comentários e só posso dizer que a maioria do pessoal também entendeu o comentário do Louçã de uma forma machista, marialva e como alguns diziam à moda do Porto "manso é o teu pai, ó c........!", sendo que só um tal Daniel Oliveira tinha entendido que o chefe não poderia nunca relacionar o "manso" com dislates desta natureza, até porque eles estão muito mais virados para a defesa das minorias como os casamentos e a adopção "gay", os parques naturistas a 25 metros das habitações, a defesa dos animais (toiros mansos incluídos), as loiras de olhos azuis ou a deputada que vive em Paris e que felizmente não declarou residencia nas ilhas Seichelles (ah não é do Bloco? então desculpem lá qualquer coisinha...).
Pois é, eu não devia dizer isto porque me conhecem das manifestações, de ser sócio do sindicato há 35 anos, mas é por estas e por outras que eu gosto de me sentir livre, de dizer o que me apetece, de ter ido uma vez a um jantar do Manuel Alegre para lhe pedir um autógrafo (o único autógrafo que pedi na vida), num livro de poemas que ele escreveu e eu devorei em pouco tempo e agora apoio Fernando Nobre e com esse voto dar testemunho de um trabalho notável realizado por um homem livre.
Mas também livre de me sentir incomodado com o desabafo "manso" do deputado Louçã ao primeiro-ministro Sócrates, sejam quais forem os erros que o homem tenha cometido, porque também neste aspecto haja quem mande a primeira pedra... ou o camarada estava a pensar que ainda lá andava por perto o Manuel Pinho?

Nenhum comentário: