quinta-feira, 1 de abril de 2010

ANSIEDADES

Estive a ver um daqueles programas de tv "leves", onde actores consagrados, estrelas de cinema e realizadores são convidados a falar um pouco das suas vidas profissionais, dos projectos, do trabalho tantas vezes exuberante, feito de efeitos especiais, revistas e entrevistas que na maior parte dos casos não reflectem a sua personalidade, mas essencialmente a personalidade das pessoas a que dão corpo.
Foi interessante saber que há muita ilusão em cada bobine, em cada "take", estrelas substituídas por duplos quase anónimos, vozes que nem são as deles quando o guião os obriga a cantar e eles não sabem, personagens que vão do afastamento inicial e de quem no final não se conseguem libertar, meses de ensaios, vivências, cumplicidades e paixões que geralmente acabam quando se fecha a tenda das filmagens e vai cada um para seu lado...
A certa altura um actor de cinema é confrontado com a jornalista, que o galanteia e lhe diz de viva voz que ele é lindo e genial, fica vermelho como um garoto de 13 anos depois de dar o primeiro beijo à colega de turma, baixa a cabeça e diz-se envergonhado, ele que já recebeu dois "óscares"...
- Desculpem, eu continuo a ter dentro de mim a mesma vergonha juvenil, os mesmos medos e a mesma ansiedade...
Disse que sempre que começa uma filmagem a ansiedade volta em força, sempre vem o medo de esquecer o guião, sempre aquela tremideira de poder falhar, mesmo que tenha o texto decorado com vírgulas e tudo.
Lembrei-me de tantos colegas meus, só para não dizer que me lembrei de mim mesmo, sim, daquele medo que é cada aula, mesmo sabendo-me capaz de abordar tudo o que fui fazendo ao longo de dezenas de anos, sei lá, a possibilidade de um miúdo se machucar, partir a cabeça, fracturar um pulso, ter um acidente mais grave que eu não consiga controlar, como todos os dias acontece em todos os lados... é mesmo verdade que a ansiedade me aparece a cada aula, a cada dia, mesmo sabendo que a possibilidade de esquecer o "guião" é ínfima.
E também sei que a possibilidade de os mais novos professores criarem laços com os colegas e alunos, para no fim de cada "filme/ano" fecharem a tenda e refazerem novos laços em novas escolas/cidades, sabendo-se quanto custa criar uma amizade nos tempos que correm e quão difícil é reinventá-las em cada ano em lugares diferentes...
- Essa cara não me é estranha... escola X?
- A tua também me é familiar... mas escola X não...
- Pois, sabes, nos ultimos 10 anos estive em 20 escolas...
As semelhanças entre uns e outros são mais que muitas sim, mas eu acho que a única diferença entre actores e professores não é mesmo o que uns e outros ganham, mas exactamente a forma como os actores são pintados para as filmagens e a forma como os responsáveis pintam os professores.

Nenhum comentário: