domingo, 6 de dezembro de 2009

EU QUERO DESCONTO!

Como habitualmente, lá fui ao quiosque dos jornais fazer a minha boa acção semanal, até um dia em que por força da crise, do alzheimer ou do parkinson deixe de o fazer, como aconteceu com tantas e tantas coisas que me davam prazer e que fui deixando de lado, infelizmente acho eu, porque a bronquite, as pneumonias, o colesterol elevado, as palpitações e o sistema nervoso vão dar cabo de mim seis meses depois do que aconteceria se mantivesse os vícios todos, o que não sei se será uma opção muito racional andar uma vida inteira armado em "dalai lama" só para andar por aqui mais uns meses...
Bem, no fundo, bem no fundo vale sempre a pena e analisando bem, foram poucos os vícios deixados de lado, porque tirando o tabaco, algumas bebidas alcoólicas (quase todas), as carradas de livros que me davam cabo do orçamento, as tertúlias até às tantas da manhã (também por culpa dos amigos que se foram afastando...) que o casamento impossibilita sempre, mais cedo ou mais tarde e algumas actividades que davam mais prejuízo que lucro, "tudo vale a pena quando a alma não tem dilema, não é Helena, nem é pequena" para rimar, que conversa sem rima não fica tão atraente.
Abri o jornal e procurei o "guru"Alberto Gonçalves, o tal que nunca terá os "dias contados" enquanto escrever dessa maneira irónica, inteligente e "endireitada", porque eu que tenho uma visão "sinistra" das coisas preciso do reverso da moeda, para apreciar melhor o verso, ou o contrário tanto faz...
Então não é que o jornalista Gonçalves aborda de uma maneira inteligentíssima esse novo vício social que é a "luta contra as alterações climáticas", essa nova forma de umas simpáticas organizações internacionais, tipo "green peace", quercus, amigos dos animais, live qualquer coisa, receberem dos Estados umas coroas e depois organizarem umas manifestações contra quem lhes dá os subsídios, com muitas viagens de avião por esse mundo fora, sem se importarem com o CO2 que eles próprios lançam para a atmosfera (olhem que gritar, partir e deitar fogo aos automóveis também produz CO2...).
Achei interessante porque há uns dias escrevi aqui uma crónicazinha que reflectia uma visão semelhante e ainda bem que escrevi antes do Alberto Gonçalves para não pensarem que ando a plagiar seja quem for, mas até nem foi a abordagem das "alterações climáticas" que me satisfez mais, tenho de confessar, porque a "marcha anti-Sporting" é que me encheu as medidas, sim senhor, essa de dois bacanos se dizerem "casal" para verem um jogo do Sporting com um só bilhete é bem esgalhada, ou bem esmiuçada, como está agora em moda dizer-se.
Claro que veio logo um tal Buraco de Almeida, perdão, Vale de Almeida, deputado do PS e dirigente de uma das várias associações gays que por aí andam, falar em discriminação, porque o Sporting não aceitou vender um bilhete com duas entradas, pelo preço de uma, o que me leva a pensar que qualquer dia ainda vão discriminar alguém que viva com quem tem duas entradas em vez de uma, ou quem tenha uma entrada a menos, o que seria anti-constitucional, não?
Esquecem-se que não se entra assim sem mais nem menos onde se quer, haja ou não direito a descontos e que nos armazéns do Grandela é que existiam várias entradas para uma saída feliz.
E para o Sporting, qual é a saída? mandem-nos dar uma curva ao campo grande... ou será bilhar grande?

Nenhum comentário: