terça-feira, 25 de agosto de 2009

FÉRIAS? AHHH FÉRIAS...

Não estou na minha melhor fase, ou alguém esperava que no final das férias de Verão alguém no seu perfeito juízo estivesse bem? acho que as férias deviam acabar, quer dizer, o conceito de férias deveria continuar, as férias na realidade deveriam existir, mas de uma forma diferente... esta treta das férias num determinado período do ano para quase toda a gente está a tornar-se insuportável... as férias onde quase toda a gente vai para o mesmo sítio ou para vários sítios fazer o mesmo e a certa altura já vai à praia, não como algo que lhe dá prazer, mas como um castigo que tem de cumprir diariamente porque pagou o hotel ou o apartamento não foi para ficar a dormir na cama até lhe apetecer, o que seria impossível até porque as crianças já têm os baldes na mão e a toalha ao pescoço.
Não sou contra, cada um deve preencher estes dias da forma que lhe der mais jeito, ou da forma que a mulher e os filhos deixem, mas não era isso o foco da crónica, as férias só deviam existir como objectivo, nós sabemos que temos umas férias em cada ano, mas como li num qualquer jornal, não é o objectivo que conta, mas todo o percurso até lá chegar... era isso que eu queria dizer sim, o que me excita é imaginar as férias, sonhar com as possibilidades de férias, ver aqueles documentários do "travel tv", fechar os olhos e ir até lá seja qual for o "lá"...
Depois são aquelas propostas malucas de ir de bicicleta...
- És parvo ou quê, pá? não vês que já não tens idade para isso?
É verdade, não me posso meter nisso que já não tenho idade...
- Já marcaste as férias para nós, ou já não te lembras?
Pois marquei e como qualquer mortal no seu perfeito juízo, as férias são um mês, mas oito dias de praia chegam e sobram, o dinheiro está cada vez mais caro e qualquer hipótese de ir a outro sítio fica logo manchada ou pela idade, ou pelo juízo que já é pouco ou...
- Já viste o dinheiro que isso custa? saiu-te algum no "euromilhões" e não avisaste?
Mas tudo continua a girar em torno da imaginação de cada um e em relação a umas férias que chegarão dentro de 3 ou 4 meses e aí sim, todas aquelas hipóteses estrambólicas, toda aquela adrenalina que elas provocam isso sim, isso é que são as verdadeiras férias, porque no fim chegamos à conclusão de que...
- Então e as férias?
- ahhh passaram-se...
Ao contrário de tudo isto, guardei uns dias para fazer umas pinturas na casa, o muro exterior, as paredes do telheiro, os pilares... aquilo já estava a precisar de uma camada de tinta branca porque a humidade, a chuva e tudo o resto tinham deixado as paredes com umas zonas escuras, além de que há sempre um período de validade para as pinturas e o meu já tinha sido ultrapassado há meia dúzia de anos. Claro que estas "bricolages" deveriam ter sido efectuadas no início desse tempo de repouso, mas não sei porquê guardam-se sempre para os últimos dias e nada de mais errado, um indivíduo sente-se até culpado daqueles bons momentos em que bebíamos uma cerveja gelada na esplanada, achamos que as paredes até nem precisavam de pintura nenhuma e acabamos as tais férias a pensar que temos dias a mais, que depois nos fazem preencher com trabalhos forçados...
Estou até convencido que a breve prazo vou ter de pedir a redução do tempo de férias... se estas continuam assim ainda meto baixa quando voltar ao emprego.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro amigo como eu te percebo. Este ano, as minhas férias foram, na sua maioria,torradas no local do balde na mão e toalha no pescoço. Já não posso com areia à frente...Ao contrário de ti, e apesar da minha casa precisar de pintura à uns 5 anos, não vou queimar o pouco tempo que me resta de pincel na mão. Para pincel já me basta o inicio...do fim das aulas...
Encontramo-nos no gabinete às 8 da matina para o cafezinho de 30 cêntimos...
Miguel