domingo, 12 de julho de 2009

OS 30.000 DINHEIROS...

Li este fim de semana, num jornal de referência nacional, que José Saramago tinha escolhido António Costa para apoiar na corrida eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa, escolha essa feita e assumida contra as directrizes do PCP, do qual é militante.
Sou tão favorável à posição de Saramago como tenho sido em relação a Alegre, ou seja, cada um toma as posições que quiser, assim como eu que não sou militante de nenhum partido político tomo as minhas, mas não deixo de pensar que se alguém está por livre vontade num partido político, deve tomar em consideração a posição que o conjunto de militantes do qual faz parte toma em cada momento, mas na verdade é difícil encontrar uma organização que nos satisfaça plenamente e permanentemente, daí eu entender a posição dos "saramagos " de todos os partidos, onde de vez em quando há um que sai pela porta por onde entrou.
Não acredito que Saramago vá influenciar a tomada de posição de quem quer que seja nas eleições autárquicas para a câmara de Lisboa, nem a da simpática Pilar que, se votar, é em Lanzarote, nas listas de "nuestros hermanos", mas talvez ele pense que sim, que a malta que lhe compra os livros o idolatre ao ponto de, qual adepto de futebol, lhe peça opinião para votar ou não no camarada Costa. Também eu penso que Saramago se esteja nas tintas para que votem ou não no seu candidato, assim como ninguém se importou que o "nosso" Nobel fosse morar para Lanzarote, porque na verdade o povo não costuma ir atrás de ninguém, a não ser uma malta entre os 15 e os 30 que vai atrás do Ronaldo e dos Festivais de Verão, como vão até à 24 de Julho às sextas à noite.
Claro que Saramago é Saramago, quem sou eu para retirar valor a quem o tem e se discordo de algumas tiradas do galardoado, também tenho o bom senso de lhe fazer como a "multiopticas", ou seja, fazer-lhe um desconto pela idade, de tal maneira que lhe faço igual desconto quando afirma que essa treta dos blogues na internet é uma chachada, onde se escreve mal e porcamente, com o único objectivo de alguém algum dia dar nas vistas e ter algum produtor literário a promover um desconhecido blogueador e a promover livros tão interessantes como os que a Fátima Lopes vai escrevendo. Quem sou eu para desmentir o camarada Saramago? posso até afirmar que a "Jangada de Pedra" foi o primeiro e único livro que li sem pontuação e gostei imenso, nunca me lembrando sequer de dizer que estava mal escrito...
Mas tudo isto não vem a propósito do apoio de Saramago a António Costa... apenas fiquei confuso porque este apoio se verificou no dia em que o camarada Costa lhe disponibilizou um cheque de 30.000,00 euros para uma qualquer proposta que não entendi muito bem, mas que vai ter como personagens chave o caríssimo Saramago e sua musa Pilar.
Achei estranho sim, até porque ele tem direitos de autor, contratos editoriais, já gasta pouco porque a idade não permite grandes devaneios e os 30.000 euritos se me faziam jeito a mim, não posso inferir que por tão pouco o escritor se vendesse...
Pois é, mas cá por coisas, eu teria preferido fazer o elogio e não receber o cheque, ou receber o cheque e apoiar o camarada-cassete que irá concorrer pelo PCP à câmara de Lisboa.

Um comentário:

Anônimo disse...

... e eu também!...

um outro saramago